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    Extorsão

    Motorista de app pede ‘resgate’ por celular esquecido no carro

    Vítima precisou pagar para ter o aparelho de volta

    Publicado 02/04/2024 às 20:21 | Autor: Enfoco
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    Caso foi relatado nas redes sociais da vítima
    Caso foi relatado nas redes sociais da vítima |  Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

    Um passageiro esqueceu o celular dentro de um carro de aplicativo e relatou nas redes sociais ter sido extorquido pelo motorista para conseguir ter seu aparelho de volta. O caso aconteceu em Maceió, Alagoas, com o jornalista Victor Gammaro, no último final de semana, durante uma corrida realizada pelo aplicativo 99.

    Em suas redes sociais, Victor relatou o acontecimento. De acordo com o profissional, ele estava de férias com a esposa, em Alagoas, quando solicitou uma corrida pelo aplicativo. Ainda segundo ele, o homem teria oferecido uma corrida por “fora do app”, no entanto a viagem foi paga dentro da plataforma.

    Após chegar no destino, a esposa do jornalista percebeu que tinha esquecido o celular dentro do carro. O casal conseguiu entrar em contato, sem dificuldades, com o atendimento da plataforma, no entanto, quando se tratou do motorista (que ofereceu seu número ao dar a opção de “corrida por fora”), o resultado não foi fácil.

    Quando chegaram ao destino, a esposa de Gammaro percebeu que havia deixado o celular no carro. Gammaro relatou que o atendimento da 99 transcorreu sem problemas, mas o motorista, que havia compartilhado seu número de telefone ao oferecer uma "corrida extra", não agiu com facilidade, demorando a responder.

    Inicialmente, Gammaro ofereceu dinheiro para cobrir os custos do deslocamento do motorista para devolver o celular. No entanto, devido à demora, optou por pedir um Uber Flash. Mesmo sem custo adicional, o motorista exigiu o pagamento de R$ 100 para devolver o aparelho.

    "O celular chegou. O entregador da Uber foi perfeito. Passou por uma situação chata e relatou que o motorista da 99 demonstrava até sinais de pouco interesse em resolver a situação sem o pagamento do 'resgate'", relatou.

    Posição da empresa

    A 99 lamentou a experiência do usuário. Segundo a empresa, informou ao jornal “Extra”, o perfil do motorista foi imediatamente bloqueado após a denúncia e uma equipe foi mobilizada para "ofereceu acolhimento e instruções sobre o registro do boletim de ocorrência".

    A 99 acrescentou que, em seu Guia da Comunidade, recomenda que passageiros e motoristas parceiros acordem "um valor justo para compensar os gastos de deslocamento para devolução do item perdido". No entanto, ressaltou que esse pagamento não é obrigatório.

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