Vendaval
Morte e feridos por consequência do ciclone extratropical no RS
400 mil gaúchos estão sem energia elétrica
A passagem do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul tem uma morte confirmada. Segundo o governador em Exercício, Gabriel Souza, uma árvore teria caído em cima de uma pessoa no município de Rio Grande.
Além disso, Gabriel informou em entrevista à Rádio CBN, nesta quinta-feira (13), que sete pessoas ficaram feridas em todo o estado, sendo que uma foi hospitalizada.
Leia+: Ciclone traz ventania e ressaca com ondas de até 4 metros no Rio
O governador também revelou que 400 mil gaúchos estão sem energia elétrica. Além disso, 28 cidades foram afetadas pela passagem do ciclone, devido aos fortes ventos e chuvas.
Devido aos transtornos relacionados ao ciclone extratropical que está atuando sobre o RS, e para evitar riscos aos alunos professores e funcionários, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) suspendeu as aulas na noite desta quarta-feira (12) e de toda a quinta-feira (13) em todo o Estado.
A medida, adotada por determinação do governador em Exercício, Gabriel Souza, vale para todas as escolas estaduais e segue orientações do último boletim da Defesa Civil que alerta sobre o risco de enxurradas e inundações.
A Casa Militar – subchefia de Proteção e Defesa Civil – está, desde terça-feira (11), atuando em apoio aos municípios, especialmente aqueles atingidos pelas chuvas e consequentes transtornos. Desde o início da previsão meteorológica, a equipe já contava com medidas de prevenção, preparação e mitigação quanto ao evento.
As coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil já reportaram alguns danos relacionados à queda de granizo, vendavais e enxurradas. As equipes do Estado seguem atuando em apoio às comunidades atingidas e às prefeituras para o levantamento dos locais afetados e a avaliação da extensão dos danos.
A equipe da Sala de Situação e do Centro de Operações da Defesa Civil estadual segue monitorando o avanço da zona de baixa pressão que vem provocando chuvas intensas, granizo e vendavais. Além disso, permanece emitindo alertas à população.
A orientação é de que as pessoas se protejam, busquem informações junto à Defesa Civil de seu município e sigam as orientações – especialmente quem mora em áreas de risco, como nas proximidades de rios e em encostas com risco de desmoronamento.
Durante a vigência dos alertas, a recomendação é de que as pessoas permaneçam em casa, se possível. Assim, evita-se a exposição a situações de risco. Para receber os alertas relacionados à sua região, envie um SMS com o número de seu CEP para o telefone 40199.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!