Luto
Morre, aos 74 anos, coreógrafa dos Jogos Pan-Americanos do Rio
Carlota se destacou como jurada e professora das celebridades
A coreógrafa Carlota Portella, uma das maiores referências da dança no Rio de Janeiro, morreu neste sábado (31), aos 74 anos. A informação foi confirmada pela escola de dança The Jazz, fundada por ela. A causa da morte não foi divulgada.
Carlota Portella teve uma carreira marcada pela inovação e dedicação à dança. Ela foi a coreógrafa responsável pela abertura dos Jogos Pan-Americanos no Rio, em 2007, e sua influência se estendeu por gerações de dançarinos e coreógrafos.
Carlota Portella
Nascida no Rio de Janeiro em 1950, Carlota se formou em balé clássico e jazz, estudando em renomadas escolas no Brasil e na França, e estreou seu primeiro espetáculo de dança, "Vacilou dançou", em 1981.
Em 1982, Carlota fundou a The Jazz, uma das escolas mais tradicionais de dança do Rio de Janeiro, localizada no Jardim Botânico, na Zona Sul. A escola é considerada um marco na formação de artistas da dança e continua em funcionamento, mantendo vivo o legado da coreógrafa.
Homenagens
Amigos e admiradores de Carlota Portella expressaram suas homenagens nas redes sociais. O coreógrafo Carlinhos de Jesus lamentou a perda.
"LUTO NA DANÇA!!! Meu coração está triste pois partiu Carlota Portella, uma das maiores representatividades da Dança no Brasil! Vai com Deus minha amiga, Papai do Céu te receba com muita luz enquanto aqui todos nós dançaremos sempre em tua homenagem e respeito!".
A jornalista e apresentadora Fátima Bernardes também prestou sua homenagem à amiga, lembrando da influência de Carlota em sua vida: "Por acreditar no que ela pregava, que quem dança é mais feliz, voltei para aulas de dança em 2013".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!