Logo Enfoco


    Crise

    Meta: mais 6 mil funcionários são demitidos pela empresa

    Trabalhadores no Brasil foram afetados pela dispensa em massa

    Publicado 25/05/2023 às 17:19 | Atualizado em 26/05/2023 às 8:20 | Autor: Agnes Aguiar
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Empresa entrou na terceira onda de demissão global
    Empresa entrou na terceira onda de demissão global |  Foto: Reprodução/Facebook

    A empresa Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, está enfrentando a terceira onda de demissão global, e esta nova leva começou nesta quarta-feira (24) e atingiu operadores do Brasil. O corte já havia sido anunciado pelo diretor-presidente da Meta, Mark Zuckerberg, no início do ano, quando afirmou que 10 mil pessoas seriam dispensadas, atingindo no total 21 mil desligamentos.

    Leia+: Dona do Facebook irá demitir 10 mil funcionários

    Leia+: Amazon e Meta demitem quase 20 mil em nova rodada de cortes

    A empresa ainda não emitiu um comunicado oficial sobre as recentes demissões, mas ex-funcionários de várias partes do mundo recorreram às redes sociais para informar que um processo de redução de pessoal está ocorrendo. Segundo um áudio obtido pelo site norte-americano “Vox”, Nick Clegg, responsável pelos assuntos globais da Meta, afirmou que uma nova onda de demissões seria realizada durante esta semana.

    Logo após a primeira onda em novembro e a segunda em janeiro, a expectativa é que quase 6 mil funcionários sejam demitidos nesta nova rodada no mundo todo, o que faz parte do corte de 10 mil pessoas e do fechamento de 5 mil vagas em 2023. O ajuste é parte do “ano de eficiência” como foi chamado pelo diretor-presidente da Meta.

    Em novembro do ano passado, a empresa anunciou 11 mil cortes, cerca de 13% da força de trabalho naquela época. Vale ressaltar que a Meta foi a primeira das cinco gigantes empresas de tecnologia a anunciar uma demissão em massa. A crise econômica global já estava afetando as startups e outras empresas de tecnologia desde o começo do ano passado. As outras “Big Techs" são Alphabet, Amazon, Microsoft e Apple.

    Segundo o jornal “Valor Econômico”, a onda de cortes afeta cargos de grande escalão e que não são relacionados com equipes de tecnologia, no entanto, no Brasil e em outros países da América Latina, as equipes de comunicação sofreram mais danos.

    Em março, quando o anúncio das demissões saiu, as palavras do CEO foram claras. “A Meta está construindo o futuro da conexão humana e hoje quero compartilhar algumas atualizações sobre nosso Ano de Eficiência que nos ajudarão a fazer isso. Os objetivos deste trabalho são: (1) nos tornar uma empresa de tecnologia melhor e (2) melhorar nosso desempenho financeiro em um ambiente difícil para que possamos executar nossa visão de longo prazo”. 

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Buteco do David Brazil contrata funcionários em Niterói; confira

    Próximo artigo
    >

    Pedro Sampaio mostra remix para Alcione; confira reação da cantora

    Relacionados em Brasil & Mundo