Logo Enfoco


    Nova regra

    Médicos estrangeiros precisarão realizar exame de português para atuar no Brasil

    Medida passa a valer a partir desta sexta-feira

    Publicado 25/03/2022 às 12:59 | Atualizado em 25/03/2022 às 13:36 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O médico estrangeiro que quiser obter registro nos conselhos regionais terá que comprovar proficiência intermediária em língua portuguesa
    O médico estrangeiro que quiser obter registro nos conselhos regionais terá que comprovar proficiência intermediária em língua portuguesa |  Foto: Prefeitura de Mamanguape

    O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta sexta-feira (25) uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que passa a exigir do médico estrangeiro a certificação de proficiência em língua portuguesa, em nível médio, para poder se registrar junto ao conselho e, consequentemente, obter o registro para exercício da profissão no país. A nova exigência passa a valer a partir desta sexta-feira.

    A resolução alterou uma normativa anterior do CFM, de 2018, que trata do exercício da medicina no Brasil para os estrangeiros e também dos brasileiros formados em medicina por faculdade no exterior.

    A norma, entre outras regras, determinava que os conselhos regionais de Medicina (CRMs) poderiam cobrar do estrangeiro, além do diploma de medicina obtido no exterior e revalidado por universidade pública, documentações complementares para o registro profissional.

    Com a alteração, agora o estrangeiro que quiser obter o registro nos conselhos regionais terão que, obrigatoriamente, comprovar a proficiência em língua portuguesa, apresentando o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) em nível intermediário, expedido pelo Ministério da Educação.

    Agência Brasil

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Confira todos os grupos da Libertadores; Flamengo escapa de gigantes

    Próximo artigo
    >

    Com queda nos índices, carga é roubada em São Gonçalo

    Relacionados em Brasil & Mundo