Gafe
Jornal brasileiro publica falsa morte de Rainha da Inglaterra; web reage
Folha de São Paulo lamentou o erro
Um texto preliminar sobre a morte da rainha Elizabeth II, de 95 anos, foi erroneamente publicado pelo jornal Folha de São Paulo, nesta segunda-feira (11). O assunto se tornou um dos principais da internet, apesar de já ter sido retirado do ar.
Após a repercussão da gafe, a publicação explicou que é de praxe no jornalismo preparar com antecedência textos acerca de cenários possíveis e/ou prováveis, como a morte de líderes mundiais, celebridades e pessoas públicas. E se desculpou pelo erro.
"A Folha lamenta o erro. O conteúdo foi retirado do ar", escreveu.
Em fevereiro, a monarca testou positivo para Covid-19, segundo confirmou o Palácio de Buckingham. De acordo com o comunicado, ela apresentou sintomas leves, semelhantes aos de um resfriado.
Através das redes sociais, internautas comentaram a situação. Veja alguns tweets:
A Rainha Elizabeth já viu 7 papas, 12 primeiros-ministros ingleses, 12 presidentes dos EUA, 19 presidentes do Brasil, viveu a Segunda Guerra e a Guerra Fria, viu o muro de Berlim cair, sobreviveu ao Covid e agora sai do caixão que a Folha de São Paulo a jogou. BETINHA, A ETERNA! pic.twitter.com/4uz7qm7GjL
— Muryllo Mota (@mota_muryllo) April 11, 2022
a rainha Elizabeth desse jeito pic.twitter.com/iYpmfv8css
— luskas (@spiderbatima) April 11, 2022
Tendo em vista o assassinato da Rainha Elizabeth II cometido pela Folha de S. Paulo e o silêncio constrangedor das agências de checagem, estou requerendo na Comissão de Informação da ALESP o comparecimento presencial de representantes de todas as ag. de checagem sediadas em SP…
— Douglas Garcia (@DouglasGarcia) April 11, 2022
e a folha que matou a rainha elizabeth kkkkkk
— matheus (@whomath) April 11, 2022
hoje vai ter estagiário demitido pic.twitter.com/J35WAx5tvG
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!