Luto
Jim Abrahams, ícone da comédia mundial, morre aos 80 anos
Produções clássicas do 'besteirol americano' marcaram os anos 90
O cinema mundial está de luto. Isso porque o icônico roteirista americano, Jim Abrahams, morreu nesta terça (26), aos 80 anos, na Califórnia, nos Estados Unidos. O diretor foi um dos fundadores do estilo de comédia conhecido como "besteirol americano".
Segundo seus filhos, ele faleceu de causas naturais em sua residência em Santa Monica. O roteirista fez grande sucesso nas décadas de 1980 e 1990, junto aos irmãos Jerry e David Zucker. O trio conquistou fama com o filme "Kentucky Fried Movie (1977)".
Abraham trabalhou em produções clássicas, como "Aperte os Cintos, o Piloto Sumiu", "Loucademia de Polícia". Seu último roteiro no cinema foi em 2006, com "Todo Mundo em Pânico 4".
Nos últimos anos de sua vida, Abrahams se dedicou à "Fundação Charlie para Terapias Cetogênicas", organização que ele criou em 1994, após o diagnóstico de epilepsia de seu filho, Charlie.
Vida e filmografia
Nascido em 10 de maio de 1944 em Shorewood, no estado do Wisconsin, Jim estudou na Universidade de Wisconsin–Madison. O produtor foi indicado a prêmios como o "BAFTA de Melhor Argumento, por "Airplane!" (1980)", que reconhece os roteiristas responsáveis pela melhor adaptação de um roteiro de cinema do ano, e venceu o "Writers Guild of America Award", concedido a anualmente a produções de cinema, televisão e rádio.
Além dos clássicos de besteirol, Abrahams também trabalhou em filmoes com "Top Gang - Ases Muito Loucos", "Mafia!" e "Top Secret! Superconfidencial". Ao longo de sua carreira, trabalhou com artistas como Winona Ryder, Maryl Streep, Charlie Sheen, Leslie Nielsen, Lloyd Bridges e Robert Stack.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!