Irregularidades
INSS suspende contrato com Crefisa após denúncias
Caso envolve atendimento a aposentados e pensionistas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou, nesta quinta-feira (21), a suspensão cautelar do contrato com a operadora financeira Crefisa. A medida, que vale para novos pagamentos de benefícios, foi adotada em razão de diversas denúncias envolvendo o atendimento a aposentados e pensionistas que recebem seus benefícios por meio da instituição.
De acordo com o INSS, a suspensão visa “cessar as irregularidades e salvaguardar o interesse público até a conclusão definitiva dos processos de apuração”. As principais reclamações recebidas pela Ouvidoria do instituto, pela plataforma Fala.BR, pelos Procons e até pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apontam para práticas abusivas da empresa.
Entre as denúncias, há indícios de que a Crefisa teria dificultado ou mesmo impedido o saque integral dos valores dos benefícios. Também foram relatadas situações de coação para abertura de contas bancárias e venda casada de produtos financeiros.
O INSS também citou a precariedade da estrutura física das agências da Crefisa, incluindo a ausência de caixas eletrônicos, espaços inadequados para atendimento e longas filas. Beneficiários também estariam enfrentando dificuldades para realizar a portabilidade dos pagamentos e para obter informações claras sobre os serviços prestados.
“O INSS não compactua com práticas que acarretem prejuízos ou desconfortos aos beneficiários, especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade social”, destacou o órgão em nota oficial. “A transparência e a segurança no atendimento são princípios irrenunciáveis na relação com os segurados.”
Crefisa nega irregularidades
A Crefisa afirmou ter sido surpreendida com a decisão e garantiu que não foi previamente comunicada de forma oficial. Em nota, a instituição bancária negou qualquer irregularidade e declarou cumprir integralmente os termos do contrato firmado com o INSS desde o início da parceria, em 2020.
A operadora destacou ter investido mais de R$ 1 bilhão em tecnologia, ampliação e modernização dos Postos de Atendimento. Segundo a empresa, mais de 1 milhão de beneficiários do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) são atendidos por seus serviços.
“Nenhum contrato é celebrado sem autorização dos clientes. Há um processo claro de contratação e todos os contratos são assinados. Não há coação para abertura de conta-corrente, nem venda casada de produtos, e a prova disso é que menos de 5% dos mais de 1 milhão de beneficiários atendidos abriram conta-corrente na instituição” sustenta o banco, garantindo que a estrutura dos espaços físicos é adequada e há caixas eletrônicos em todos os postos de atendimento para realização de saques.
Por fim, a Crefisa ressaltou que o número de reclamações é proporcionalmente baixo, inferior a 1% do total de clientes atendidos. “Nenhuma empresa está imune a receber queixas, mas a métrica justa é a taxa proporcional de reclamações, que no caso do Banco Crefisa é extremamente baixa”, concluiu a operadora.


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