Atenção
INSS divulga calendário de pagamentos para 2023; veja as datas
Ao todo serão 37 milhões de beneficiários
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou nesta quinta-feira (8) o calendário anual de pagamentos de 2023 para aposentados, pensionistas e outros segurados que recebem benefícios como auxílio-doença ou BPC (Benefício de Prestação Continuada). Ao todo serão 37 milhões de beneficiários no país.
Para quem ganha salário mínimo terá o benefício entre os últimos cinco dias úteis do mês de referência e os cinco primeiros dias úteis do mês seguinte. Os valores serão liberados para um grupo por dia, de acordo com o número final do cartão de benefício (antes do traço). O primeiro a receber será o grupo de final 1.
O calendário é dividido conforme o valor do benefício: começa primeiro para quem ganha o salário mínimo, na última semana do mês. Depois, na primeira semana do mês, o INSS passa a fazer as liberações para aqueles com renda acima do piso previdenciário. O calendário é interrompido em finais de semana, feriados nacionais e datas em que os bancos não funcionam.
Para saber quando o pagamento será depositado, basta ver o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
próximo pagamento ainda é referente a dezembro de 2022, e será feito entre os dias 23 de dezembro e 6 de janeiro
O próximo pagamento ainda é referente a dezembro de 2022, e será feito entre os dias 23 de dezembro e 6 de janeiro. Para que aqueles que recebem mais que o piso, os depósitos serão entre os dias 2 e 6 de janeiro. No dia 30 de dezembro não haverá novas liberações.
Já o benefício de janeiro de 2023 terá o reajuste anual e será feito entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro para quem recebe o salário mínimo. No caso de beneficiários com renda acima do piso salarial o pagamento sairá entre os dias 1º e 7 de fevereiro.
Nessas datas o INSS já faz o pagamento com o reajuste anual. No caso de benefícios acima do salário mínimo, o governo aplica o reajuste da inflação registrada no ano anterior, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgará o resultado da inflação acumulada em 2022 no dia 10 de janeiro de 2023.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!