Brasil & Mundo
Índios recebem treinamento contra incêndios
Os índios guaranis que vivem na aldeia Tekkoa Ka´aguy Hoovy Porã (Mata Verde Bonita, em tupi-guarani) em São José do Imbassaí participaram nesta semana de um curso de capacitação oferecido pela Defesa Civil de Maricá. O objetivo é preparar a população para combater possíveis incêndios florestais na área. Adultos e crianças aprenderam técnicas de uso de abafadores, plantas que absorvem água como bromélias e a Espada de São Jorge, além de noções sobre como manusear uma mangueira de incêndio.
O major BM Geovani Dias, responsável pela capacitação, a meta é criar um grupo de combate ao fogo entre os índios, para garantir a integridade de toda a aldeia. Segundo o Corpo de Bombeiros, a grande área que abrange o município (cerca de 360 km) é composta por restinga, montanhas e orla, aumentando as chances de focos de incêndios.
“Quase 90% dessas ocorrências são causadas por atividade humana, que vão desde balões a cigarros mal apagados. Houve um em 2016 na aldeia que chegou próximo às ocas. Por isso iniciamos por aqui este trabalho, que vai chegar a outros locais da cidade”, garantiu Dias.
A aldeia está localizada em uma área de 93 hectares e conta com 21 ocas e mais de 70 moradores. O cacique Darcy Tupã acompanhou o treinamento e disse que a lição serve para os pequenos. “As criança devem aprender isso logo cedo para preservar. Quando acontece um incêndio na mata, nós tentamos apagar usando folhas grandes que encontramos, mas quase sempre o vento atrapalha”, revelou o chefe da aldeia, afirmando que os balões são os principais causadores.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!