Infecção
Homem morre ao lavar rosto com água da torneira e contrair ameba
Parasita é conhecido como 'comedor de cérebro'
Um homem morador do sul da Flórida, nos Estados Unidos, morreu após ser infectado pela ameba Naegleria fowleri, conhecida por ser 'comedora de cérebros'. Ele contraiu o parasita depois de enxugar o rosto e lavar o nariz com água da torneira. A informação foi relatada pelo canal Fox 4.
De acordo com a TV americana, o homem, que não teve seu nome divulgado, morreu no dia 20 de fevereiro, três dias antes do departamento de saúde do condado emitir um alerta à população sobre a infecção.
De acordo com o setor, a infecção dessa ameba é bem rara e só acontece quando a água contaminada com entra pelo nariz. Caso a pessoa beba a água com o parasita, ela não corre risco de contrair a doença.
Ao entrar em contato com o cérebro humano, a ameba "comedora de cérebro" provoca a meningoencefalite amebiana primária (PAM), que não possui tratamento eficaz até o momento, por isso a preocupação.
Em entrevista ao canal amenicano, o Centro de Controle e Prevenção de Doença (CDC) informou que, caso seja contaminado, o risco de sobreviver é muito baixo.
De acordo com dados, 97% das pessoas que contraem a ameba, vêm a óbito. Entre 1962 e 2021, 154 foram infectadas nos Estados Unidos, sendo que apenas quatro sobreviveram.
“A ameba é encontrada em fontes termais, em água morna, lagos e também pode estar presente em tanques de água quente e, em alguns casos muito raros, na água que sai da torneira”, disse Eric Milbrandt, diretor do laboratório marinho da Sanibel-Captiva, para a Fox 4.
Segundo as autoridades de saúde, a ameba normalmente vive em corpos quentes de água doce, como lagos, rios e fontes termais. A ameba é provável de ser encontrada vivendo em sedimentos no fundo dessas regiões. Sendo assim, a agência recomenda que as pessoas não cavem ou mexam no solo em água doce rasa e quente.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!