Regras do mal
Golpistas fazem 'manual' para enganar vítimas do falso empréstimo
Empresários do crime ensinavam como abordar as pessoas
Os golpistas não têm limites. A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) de Goiás apreendeu um manual para aplicação de golpes do falso financiamento, espécie de fraude em ascensão no país. Os empresários criminosos escreveram regras para os funcionários abordarem as vítimas.
Em síntese, o consumidor vê um anúncio de venda de veículos na internet, entra em contato com a empresa. Após promessas dissimuladas que lhe garantem a aquisição do veículo num curto prazo, o consumidor é convencido ardilosamente a pagar quantias a título de “entrada” do financiamento.
Terminado o prazo de obtenção do crédito, sem sucesso ao adquirir o financiamento ludibrioso, o consumidor entra em contato e solicita o rompimento contratual, descobrindo que, em verdade, foi levado a assinar contrato de assessoria/consultoria financeira, sendo-lhe recusada a devolução dos valores entregues.
A ação policial deu cumprimento a sete mandados de busca e apreensão em estabelecimentos empresariais e nas residências dos investigados, em Goiânia. Foram apreendidos aparelhos telefônicos, computadores, livros-caixa, cartilhas de treinamento na aplicação dos crimes, contratos e documentos diversos. Foram catalogadas aproximadamente 20 vítimas, vislumbrando-se ainda a existência de dezenas de vítimas na região metropolitana de Goiânia.
Os empresários e envolvidos figuram como investigados pela prática de crimes contra as relações de consumo, estelionato, associação criminosa e conexos. As penas, cumuladas, dada a gravidade das condutas, podem ultrapassar 20 anos de prisão.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!