Bizarro
Garçons de joelho no Outback chocam clientes no Maranhão
Segundo funcionários, ação é 'padrão' no estabelecimento
Uma cena inusitada chocou a web e movimentou uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho do Maranhão (MPT-MA), nesta semana. Acontece que uma advogada, após ir até um restaurante da rede Outback em São Luís e flagrar funcionários servindo os clientes de joelhos, decidiu gravar um vídeo e o caso despertou indignação de todos.
Tudo aconteceu em 16 de março. Segundo a advogada Beatriz Salgado, ao fazer um pedido, ela ficou espantada com o método de servir dos funcionários.
"Ontem aconteceu uma coisa comigo no Outback que eu não consigo esquecer. Eu cheguei lá no Outback que inaugurou aqui na minha cidade, São Luís do Maranhão (MA), e gente, a mulher veio me atender e do nada ela abaixa. Depois veio outro me atender e a pessoa ajoelha de novo. Nessa hora eu não me aguentei e perguntei: 'Moça, por que você está de joelho?'. Ela: 'é tradição do Outback'. Como assim tradição?", disse, indignada na gravação.
Ela conta que pediu à funcionária para se erguer, mas a mulher respondeu que a norma do estabelecimento exigia que os funcionários ficassem no "mesmo patamar" dos clientes durante os atendimentos.
"Moça, isso não é 'mesmo patamar', isso é servidão, subserviência. Porque você está de joelhos para o cliente. Não importa se você está no mesmo alcance de olhar, você continua de joelhos", continuou Beatriz.
Inicialmente, a empresa havia dito que a prática era opcional e que jamais obrigou nenhum funcionário a se ajoelhar durante os atendimentos. Mas, após a denúncia no MP, eles informaram que extinguiram a prática.
Confira a nota completa
"Nós, do Outback Steakhouse, afirmamos veementemente que nunca obrigamos que nossos colaboradores ficassem de joelhos no atendimento aos nossos clientes. A prática de o atendente olhar os clientes na altura dos olhos abaixando-se ou sentando-se junto deles à mesa sempre foi uma ação opcional que ficou muito conhecida no passado como uma frente de receptividade durante o atendimento. O Outback é reconhecido pela proximidade e casualidade e entendemos que a evolução cultural é positiva, por isso, informamos que o processo que atualmente é opcional, passa a ser extinto em todas as nossas 141 unidades pelo Brasil.
Todos os restaurantes serão orientados a não utilizá-la mais. A recém-inaugurada unidade do Outback em São Luís do Maranhão também receberá a orientação em relação ao procedimento operacional. Aproveitamos para reforçar que continuamos a oferecer sempre uma boa e calorosa recepção aos nossos clientes, e reforçamos também que estamos pautados pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e os nossos restaurantes estão em plena conformidade com as normas de segurança do trabalho e segurança ocupacional, o que garante um ambiente seguro e sem risco às nossas pessoas. Temos compromisso e seriedade na relação com nossos colaboradores e clientes, e reiteramos que esse é um dos pilares inegociáveis da nossa atuação".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!