Alerta
Fumar cotonete: o desafio que rola entre jovens e assusta pais
Prática põe em risco a saúde física, mental, a vida das crianças
O novo desafio viral que leva crianças e adolescentes a 'fumar cotonete' assusta pais e responsáveis pelo Brasil. E fora do país também. Tudo começou na plataforma de vídeos TikTok. Acontece que a recente moda pode acarretar em danos graves à saúde, segundo os médicos.
Nos registros, os participantes da 'trend' acendem uma das pontas do cotonete com um isqueiro ou fósforo e inala a fumaça na outra ponta, como se estivesse fumando um cigarro.
A prática tem causado preocupação, pois as substâncias químicas tóxicas produzidas pela queima podem afetar o pulmão e o cérebro.
O ENFOCO teve acesso ao alerta da médica pediatra Lenita Junqueira, que na tarde desta quarta-feira (2), orientou os papais e mamães ao desafio perigoso.
Ela afirma que o praticante inala gases tóxicos resultantes da combustão do plástico que compõe a haste e do algodão - e que isso gera sérios riscos a vida.
"Chegam até os pulmões causando prejuízo de curto a longo prazo, como, em crianças ou adolescentes que já carregam uma doença pulmonar, por exemplo, asma, ativando de uma crise até insuficiência respiratória aguda, e morte ou um câncer, mais tardio", diz.
A especialista pontua aos responsáveis que o uso deliberado de telas eletrônicas e consumo de conteúdo desconhecido pelos pais abre brecha para o aumento destes “desafios” que põe em cheque a saúde física, mental, a vida das crianças.
A reportagem consultou vídeos alusivos à prática disponíveis na plataforma que em comunicado diz que proíbe conteúdo que promova ou incentiva atos perigosos, e removendo vídeos que violam as Diretrizes da Comunidade a fim de desencorajar esse tipo de comprotamento.
"Incentivamos toda nossa comunidade a ter cautela em sua conduta, seja online ou offline", finaliza.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!