Logo Enfoco


    Brasil & Mundo

    Fumacê começa a circular em São Gonçalo

    Publicado 04/03/2018 às 18:38 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    São Gonçalo está reforçando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em todo o município. A Vigilância Ambiental começa esta semana a realizar uma série de ações com o carro fumacê para combater o vetor.

    Quinze pontos estratégicos com alto índice de infestação estarão recebendo a ação de educação em saúde para conscientizar a população sobre os riscos causados pelas doenças transmitidas pelo Aedes. Em janeiro deste ano, foram notificados 95 casos de dengue, 42 casos de zika e 64 chikungunya. No mesmo período do ano passado, foram notificados 301 casos de dengue, 156 de zika e 73 de chikungunya.

    "A temperatura alta e a incidência de chuva são fatores que aumentam o número de casos da doença. É importante que as pessoas tenham um olhar clínico para que mantenham limpos possíveis criadouros do mosquito em seu ambiente de trabalho e em suas moradias também. Nós estamos diariamente buscando estratégias para desenvolver um trabalho ativo e contínuo para promover mudanças de comportamento da sociedade de maneira geral", explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

    Nesta segunda (5), as ações acontecem nos bairros São Miguel, Mutuá e Estrela do Norte. Na terça (6), é a vez dos bairros Raul Veiga, Boa Vista, Trindade, Amendoeira, Coelho e Jardim Alcântara. Na quarta (7), os bairros Santa Isabel, Almerinda, Jockey, Largo da Ideia, Monjolos e Miriambi recebem a visita dos agentes de endemias.

    A ameaça pode estar em qualquer espaço de casa onde tenha água limpa e em temperatura ambiente, ideal para se tornar criadouro de larvas do mosquito."Em apenas 45 dias de vida, uma única fêmea do mosquito pode contaminar 300 pessoas e dar origem a 300 mosquitos durante sua vida. Por isso a quebra do ciclo de vida, fazendo a eliminação das larvas, é um dos trabalhos realizados diariamente pelos agentes de endemias da Vigilância Ambiental", explica o coordenador da Vigilância Ambiental, Adaly Fortunato.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Caramujo recebe Prefeitura Móvel nesta segunda-feira

    Próximo artigo
    >

    Diversão para os pequenos

    Relacionados em Brasil & Mundo