Temperatura
'Finde' com maior volume de chuva em seis meses; veja previsão
Sudeste terá tempo mais instável e clima ameno
O Brasil vai registrar neste fim de semana, o maior volume de chuva registrado em seis meses. O evento acontece após a combinação de dois fenômenos meteorológicos que devem atingir as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
Conforme os meteorologistas, os temporais devem incidir com mais força sobre as regiões Sudeste e Sul. Pancadas de chuva também são previstas para a região Centro-Oeste.
A condição é motivada pela atuação de um cavado (na meteorologia, uma região alongada de baixa pressão atmosférica) e pela passagem de duas frentes frias, uma formada na quarta-feira (9) e outra que se forma ainda nesta sexta-feira (11).
Os sistemas, que já circulam desde quarta-feira (9) e devem ganhar mais força, serão mais influentes na região Sudeste. No entanto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, sul de Goiás e sudoeste de Minas Gerais devem ter chuvas de até 100 milímetros por dia, com ventos de até 100 km/h.
Já a frente fria que vai atingir o Sudeste nesta sexta, segue avançando pela região durante o fim de semana, que vai apresentar tempo mais instável e clima mais ameno.
Além disso, a previsão é de chuvas isoladas para os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal. No domingo, a previsão para o Sudeste é de tempo frio.
Maior volume
As chuvas generalizadas voltam ao seu ciclo comum. Em outubro, a expectativa é de chuvas mais frequentes na faixa entre Paraná e São Paulo. O sistema passa pelo sul de Goiás e se estende até boa parte do Amazonas e o Acre, na Região Norte.
Já em novembro, o curso regular de chuva é esperado novamente para as regiões Sul e Sudeste, além do Norte do Amazonas, Roraima e Sul do Pará.
No último mês do ano, o ciclo segue para o sul da Bahia, Tocantins e Pará.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!