Brasil & Mundo
Fies recebe inscrições a partir de hoje
Já estão abertas as inscrições para o financiamento estudantil do governo federal. Os contratos vão seguir as novas regras do programa, aprovadas pelo MEC no ano passado. A previsão do governo é atender a 310 mil pessoas este ano.
Os recursos do Fies são destinados a financiar alunos em cursos superiores privados aprovados pelo MEC. O montante a ser pago depende de uma fórmula que leva em consideração o preço da mensalidade e a renda familiar do candidato. No início de fevereiro, o Comitê Gestor do Fies definiu os limites do financiamento: máximo de R$ 30 mil por semestre e mínimo de R$ 300. As condições do financiamento precisam ser estipuladas entre o banco que irá conceder o empréstimo, a instituição de ensino e o aluno. Após a conclusão do curso, o valor da parcela dependerá da renda do estudante.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas no site do MEC. O candidato deve fornecer o número do CPF, a data de nascimento e um e-mail válido. Além disso, deve informar a renda familiar para comprovar que se encaixa nas exigências do programa. Pode se inscrever quem teve média de pelo menos 450 no Enem e desde que não tenha zerado na prova de redação. Outra exigência é se encaixar dentro dos limites de faixa de renda estabelecidos para o programa.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de fevereiro. Os resultados serão divulgados a partir de 5 de março. Quem for pré-selecionado na modalidade Fies terá de 6 a 8 de março para fazer a complementação da inscrição. Para tirar dúvidas e obter mais informações sobre o calendário ou outros aspectos da seleção, o candidato deve acessar o site oficial do programa.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!