Ginástica Artística
Ex-treinador da seleção brasileira é condenado a 109 anos de prisão
Fernando Lopes é acusado de estupro de vulnerável
O ex-técnico da seleção brasileira de ginástica artística, Fernando de Carvalho Lopes, acusado de estupro de vulnerável contra quatro vítimas, foi condenado a 109 anos e oito meses de reclusão. A decisão, ainda em primeira instância, foi da 2ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, em São Paulo, e ainda cabe recurso.
Fernando vai recorrer em liberdade. O ex-treinador foi denunciado pelo Ministério Público em relação aos crimes 217-A (estupro de vulnerável) e 226 inciso II (agravante pela relação de poder em relação às vítimas). Ao todo, 40 ginastas afirmaram ter sofrido abuso entre os anos 1999 e 2016. No entanto, somente quatro casos foram incluídos no processo, enquanto os demais são considerados testemunhas.
A situação ficou conhecida após uma reportagem do 'Fantástico', da TV Globo, em 2018. A primeira vítima que consta no processo fez queixas contra o comportamento do treinador em 2016, quando tinha apenas 13 anos.
O processo segue em segredo de justiça.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!