Logo Enfoco


    Brasil & Mundo

    Estudantes representam o Estado do Rio na China

    Publicado 14/11/2019 às 15:19 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Alunos da olimpíada de matemática com o Governador do Estado do RJFoto: Governo do Estado/Magá Jr

    O governador Wilson Witzel e o secretário de Educação, Pedro Fernandes, receberam 19 alunos da rede estadual que irão representar o Rio de Janeiro na World Mathematics Team Championship (WMTC 2019), uma espécie de olimpíada mundial de matemática, que acontece nos próximos dias 21 e 25 de novembro em Pequim, na China.

    O Governo do Estado do Rio de Janeiro custeará as passagens aéreas e estadia dos estudantes selecionados para a competição e alguns professores. O grupo é formado por alunos do Ensino Médio dos colégios estaduais: Marechal Zenóbio da Costa, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, e Matemático Joaquim Gomes de Sousa Inter-Cultural Brasil-China, em Niterói.

    O Brasil tem perdido a capacidade de gerar tecnologia.

    "Isso é grave porque se não tem tecnologia não desenvolve a indústria. É muito importante dar o apoio a competições como estas. Espero que o país possa ficar com estes estudantes futuramente porque muitos talentos acabam indo para o exterior", disse o governador no encontro que ocorreu no Palácio Guanabara.

    Segundo o secretário Pedro Fernandes, a Secretaria de Educação tem trabalhado o estímulo ao aprendizado da Matemática e do Português, inclusive com a participação de alunos em competições como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e ações internas.

    São medidas que buscam melhorar a qualidade do ensino na rede estadual.

    "Este ano, por exemplo, já contratamos mais 14 mil professores e hoje temos 96% das unidades com grade completa. Também vamos aumentar o número de escolas com horário integral. Hoje somente 250 escolas apresentam este modelo, mas, a partir do ano que vem, serão mais de 600 escolas", afirmou Fernandes.

    Sete alunos, quatro meninas e três rapazes, do colégio estadual Marechal Zenóbio da Costa, em Nilópolis, foram selecionados para participar da Olimpíada na China. Os estudantes escolhidos, oriundos da Baixada Fluminense, tem as melhores notas na disciplina.

    "Passamos pela competição em nível estadual e nacional e agora vamos para a disputa internacional com outros 50 países. Estes meninos e meninas fazem parte de um grande projeto desenvolvido na escola que utiliza a matemática como eixo", contou o diretor geral da unidade de ensino, Anderson Roberto Silva.

    Morador de Ricardo de Albuquerque, o aluno Matheus de Souza e Silva, 18 anos, comemora a oportunidade de participar da olimpíada internacional.

    "Vamos representar o nosso país e mostrar que a educação pública pode ter qualidade e somos exemplos disso. Este apoio está sendo muito especial. Vamos dar o nosso melhor", ressaltou o estudante.  

    Cícero Avelino, professor de Matemática, Física e Robótica do colégio Matemático Joaquim Gomes de Sousa Inter-Cultural Brasil-China, considera a iniciativa do governo estadual representativa ao apoiar financeiramente a viagem do grupo de doze alunas que embarcam para a competição na semana que vem. A escola fomenta a participação feminina no universo da matemática.

    "O custeio da viagem significa o resgate da responsabilidade que o poder público tem com a ajuda para que a Ciência se desenvolva dentro do país. Estas meninas podem mudar o seu futuro a partir de uma experiência como essa", disse o professor, que realiza na unidade de ensino projeto apoiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) com a finalidade de estimular mulheres a atuar no campo das ciências exatas.  

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Guarín se destaca nas estatísticas do Vasco diante do Flamengo

    Próximo artigo
    >

    Em três dias, PM remove 18 toneladas de barricadas em SG

    Relacionados em Brasil & Mundo