Decisão
'Enem dos Concursos' tem resultado adiado; veja motivo
Novo cronograma será divulgado ainda esta semana
O governo federal anunciou o adiamento da divulgação da lista final de aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem dos concursos". Prevista para esta quinta-feira (21), a publicação foi suspensa e um novo cronograma será divulgado na mesma data.
A mudança decorre de uma determinação da Justiça Federal, que exigiu a reintegração ao processo de candidatos eliminados por não terem completado todo o procedimento de identificação no cartão de respostas. De acordo com a decisão, somente deveriam ser desclassificados os participantes que não preencheram ambos os campos de identificação: a bolinha com o número do gabarito e a frase na capa do caderno de prova.
Com isso, a Fundação Cesgranrio e o governo têm um prazo de 10 dias para republicar os resultados, incorporando os candidatos anteriormente eliminados.
Impactos do adiamento
Além de republicar as notas das provas objetivas e da avaliação escrita para os participantes que atingirem a nota de corte, o governo precisará reabrir etapas do concurso.
Entre as atividades que terão novos prazos estão o envio de títulos para cargos que exigem essa etapa e a verificação presencial de candidatos que concorrem a vagas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência. Enquanto isso, os demais candidatos, que já concluíram todas essas etapas e aguardavam a divulgação do resultado final, terão que esperar um pouco mais.
A decisão judicial gerou controvérsia entre os participantes, mas autoridades defendem que a medida busca garantir a equidade e o cumprimento das regras do edital.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!