Logo Enfoco


    Brasil & Mundo

    Distrito Federal faz nova flexibilização das medidas de distanciamento

    Publicado 17/06/2021 às 20:55 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O governo do Distrito Federal (GDF), após 29 dias do decreto que  suspendeu uma série de atividades consideradas não essenciais, autorizou a reabertura hoje (29) do comércio local.
    O governo do Distrito Federal (GDF), após 29 dias do decreto que suspendeu uma série de atividades consideradas não essenciais, autorizou a reabertura hoje (29) do comércio local. |  Foto: /Agência Brasil
    Clubes podem liberar uso de churrasqueiras, saunas e salões de festa. Foto: Arquivo/Agência Brasil

    O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou nesta quinta-feira (17) uma nova flexibilização das medidas de distanciamento em vigor na capital do país. Um novo decreto será publicado nesta sexta (18) autorizando que clubes possam liberar o uso de churrasqueiras, saunas e salões de festa, desde que respeitados protocolos de segurança.

    Cursos de capacitação e profissionalizantes também serão autorizados. Mas, assim como nas instalações de clubes permitidas, será preciso cumprir protocolos de segurança envolvendo distanciamento, uso de máscara e higienização de mãos de participantes.

    Pelas novas regras, as academias poderão voltar a adotar catracas, o que está proibido no momento. Contudo, esse instrumento de controle do acesso não poderá recorrer à biometria, que segue vetada.

    Para a volta às aulas, prevista para agosto deste ano, o novo decreto vai reduzir o distanciamento entre alunos e profissionais de 1,5 metro para 1 metro. Em entrevista coletiva, o secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, justificou que este é o parâmetro adotado pelo Ministério da Educação.

    As mudanças preveem também que pessoas com comorbidades e com mais de 60 anos possam retornar ao trabalho. Essa volta só pode ocorrer 30 dias após o indivíduo receber a segunda dose de vacina.

    “Este era um pedido porque segmentos não estavam contratando pessoas com essas características. Por isso foi feita essa alteração”, disse Gustavo Rocha, apresentando as motivações para a medida.

    Agência Brasil

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Produção de aço cresce 20,3% de janeiro a maio

    Próximo artigo
    >

    Botafogo sofre gol no fim e apenas empata com o Londrina, pela Série B

    Relacionados em Brasil & Mundo