É hoje!
Dia Mundial do Cachorro: confira dicas de cuidados com o pet
Melhor amigo do homem é o animal mais popular, segundo pesquisa
O Dia Mundial do Cachorro é comemorado nesta sexta-feira (26). O animal, também conhecido como o melhor amigo do homem, é o bicho de estimação mais popular do país, de acordo com o Budget Direct Pet Insurance.
Muitas pessoas divulgam imagens de seus animaizinhos perdidos na esperança de reencontrá-los. O ENFOCO conversou com especialistas para explicar o que fazer caso seu animal de estimação fuja ou você encontre algum cão perdido.
Pet fujão?
Primeiro, é importante pensar no que fazer para que o seu animal não fuja, é o que explica Adriana Gusbert, presidente da Organização Não Governamental (ONG) Grupo Amigo Animal (GAARJ).
''Não se pode deixar o cão solto. Há quem solte em parques e calçadas para fazer xixi, deixar dar uma voltinha e voltar. É necessário acabar com as rotas de fuga, como muros baixos, buracos pelos quais o cão pode passar. Fêmeas no cio, por exemplo, devem ficar dentro de casa'', garantiu.
E mesmo depois de todos esses cuidados, o animal ainda pode acabar fugindo. Se isso acontecer, Adriana explica.
É preciso entender que o cão tem vontades, desejos e medos próprios
''Mesmo um cão treinado pode fugir. É fundamental frisar a importância de uma coleira com identificação telefônica do responsável ou com um chip'', continuou.
Com o animal já desaparecido, compartilhar informações que levem ao paradeiro é fundamental. ONGs locais, grupos de proteção animal, secretarias de Proteção Animal, Centros de Controle de Zoonoses (órgão responsável pelo controle das populações de animais domésticos como cães e gatos) e qualquer outra organização.
Além dessas ferramentas, as redes sociais também se tornam aliadas durante as buscas. Uma jovem niteroiense conseguiu encontrar seu cãozinho através de grupos.
Encontrei um animal perdido, o que fazer?
Caso seja você seja a pessoa a encontrar um animal perdido, Camila Costa, subsecretária estadual de Proteção e Bem-Estar Animal, explica que é preciso alguns cuidados durante o primeiro encontro com o bicho.
''Primeiramente é preciso respeitar o temperamento do animal e ter consciência de que ele está com medo e assustado. Se aproxime com cuidado e amistosamente. Ao ter acesso ao animal, pergunte nas redondezas se alguém viu quem estava com ele. Aguarde um pouco no local, caso ninguém apareça, fotografe-o e anuncie nas redes sociais. Se for possível, fique em posse do animal até alguém o localizá-lo'', elucidou.
Ela contou ainda que animais perdidos costumam ter comportamentos diferenciados dos já acostumados às ruas.
''Os animais em situação de medo e perigo assumem uma postura de defesa. Ficam encolhidos, com tremores, pupilas dilatadas e vocalizando. Ofereça alimento apropriado e água ao animal. Se ele estiver faminto, aceitará o alimento e a água", explicou.
Amor na orla
Na praia de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, donos de cães e cadelas passeiam pela orla no fim de tarde diariamente. Eles, claro, demonstram muito carinho pelos seus animais.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!