'Tá gozando, né?'
Dia do Orgasmo: especialistas falam da importância de chegar lá
Entre memes e mitos, até celebridades se renderam à data
Uma data um tanto inusitada, mas motivo de muitos tabus e até memes, é comemorada nesta quarta-feira (31). O Dia Internacional do Orgasmo tem como ponto central enaltecer o "clímax" do ato sexual e levanta uma série de questionamentos sobre os fatores positivos, como atingi-lo e e os benefícios.
Especialistas falaram ao ENFOCO sobre os benefícios que o orgasmo traz à saúde, desvendou mitos e falou sobre a importância da comunicação entre casais. A ciência também desmistificou "falácias" entre homens e mulheres como, por exemplo, a rapidez ou a demora para "chegar lá".
Leia +: Andressa Urach faz procedimento de 'língua de cobra'; vídeo
Leia +: Em renovação luxuosa de votos, Péricles reúne famosos
"Por definição, o orgasmo é uma das partes do ciclo da resposta sexual"
"Frequentemente, esse ciclo funciona de forma diferente para homens e mulheres. No caso dos homens, ocorre como um pico de excitação, seguido pela resolução, enquanto para as mulheres, ocorre como uma onda, o que facilita a possibilidade de orgasmos múltiplos" disse a psicóloga e sexóloga, especialista em terapia de casal e família, Rhanna Baptista.
A profissional também disse que a comunicação entre os parceiros é de suma importância, na qual deve se falar sobre o que gosta, como prefere, práticas que aprecia e fantasias que está disposto a realizar
Gerar intimidade para além da cama, proporciona diversas experiências positivas em um relacionamento, é capaz de aumentar as conexões emocionais, companheirismo, estabilidade e segurança, podendo impactar também na satisfação sexual.
Claudia Romão, que é terapeuta tântrica especialista em sexualidade e coach de relacionamentos, disse que a autoexploração do corpo é importante para o amadurecimento global da pessoa e da apropriação sobre o prazer e a criatividade em diversas áreas da vida.
"O relaxamento, o prazer e a saúde sexual regulam os nossos estados emocionais, nosso poder pessoal e até nossa autoconfiança, sendo fundamental para a pessoa estar saudável. Com isso, será possível criar conexões afetivas, amorosas e sexuais mais plenas", disse a especialista.
A terapeuta completou dizendo que, ao longo de sua jornada, observou que quanto mais as mulheres estão seguras e conscientes de seu equilíbrio emocional, elas usufruem de orgamos melhores e têm mais autoconfiança em relacionamentos. Por outro lado, reforçou que há pessoas com problemas de depressão, ansiedade e síndrome do pânico, e que, por conta dessas condições, elas podem não vivenciar orgasmos.
Muitas pessoas vêm para a terapia tântrica por apresentar algum desequilíbrio psíquico e buscam sanar esse problema. Você raramente encontrará uma pessoa com a vida sexual ativa, tendo alguma condição mental "desfavorável".
Mito quebrado pela ciência
Ainda em julho deste ano, a revista científica "Journal of Sexual Medicine" divulgou uma pesquisa falando sobre a "lacuna do orgasmo", informando que "as taxas de orgasmo dos homens variaram de 70% a 85%, enquanto as das mulheres variaram de 46% a 58%", dando fim a crença de que as mulheres tem orgasmos em todas as relações.
E rendeu muitos memes...
A data bastante sugestiva é fruto de muitas piadas também. A atriz Claudia Raia entrou na onda, se rendeu e falou sobre experiências e até mesmo sobre o melhor orgasmo que já teve, redendo risadas nas redes sociais.
"Eu nunca mais esqueci desse dia. Foi um orgasmo triplo, ritmado, um depois do outro. Quase um musical de orgasmo", brincou a artista em um vídeo postado em seu perfil.
Hoje é o dia dele, o mais esperado e desejado por nós! Tô mentindo? Feliz Dia do Orgasmo 🍾✨ pic.twitter.com/B3V4o3D8kg
— Claudia Raia (@ClaudiaRaia) July 31, 2024
"Parece gozação", disse a apresentadora Ana Maria Braga em seu programa, brincando com a data. Internautas relembraram momento que viralizou nas redes sociais, arrancando risadas do jornalista Felipe Andreoli, que estava ao seu lado na mesa de café da manhã.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!