Logo Enfoco


    Empreendimento

    Dia do Cliente: veja dicas de como fidelizar na sua empresa

    Atendimento é o maior responsável pela fidelização

    Publicado 15/09/2022 às 16:59 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Atendimento é a melhor forma de fidelização
    Atendimento é a melhor forma de fidelização |  Foto: Unsplash

    O Dia do Cliente é comemorado nesta quinta-feira (15) e um estudo da Hibou, divulgado pela E-commerce Brasil, aponta que 53% dos consumidores brasileiros acreditam que o atendimento é o maior responsável pela fidelização dos clientes. De 12 mil entrevistados em agosto deste ano, 6 em cada 10 destacaram o despreparo das empresas no quesito atendimento.

    Os consumidores não buscam apenas adquirir um produto, mas vivenciar uma boa experiência. Para o especialista em Marketing e Vendas, Augusto Vieira, fidelizar o cliente vai além de ele retornar.

    “É preciso conhecê-lo de verdade, ter o máximo de informações possíveis sobre a sua persona. Entender suas dores, seus comportamentos de compra, seus interesses e seus dados como nome, data de nascimento, entre outros, é primordial para que o seu cliente se sinta acolhido com a sua marca. Com essas informações, é possível fazer ações de marketing e pós-vendas que o ajudarão a deixá-lo satisfeito, fazendo assim que ele volte a comprar com a sua empresa mais vezes e que vire um verdadeiro fã da marca”, explica.

    Augusto complementa que as empresas conseguem conquistar novos clientes quando mostra que o produto tem valor para essa pessoa.

    “Para conquistar novos clientes, são importantes duas premissas: a primeira é a de que o seu produto ou serviço tem que realmente gerar valor para a sua persona, e a segunda e mais importante, que você saiba comunicar isso. Mostre em suas redes sociais, lojas físicas, o quão valor o seu produto ou serviço gera na vida do seu cliente. De nada adianta ter o melhor produto do mundo se o seu cliente não perceber isso, apareça para ele e o encante através de um atendimento e entrega incrível", explica.

    Para o especialista em Gestão de Pessoas, Negócios e Liderança, Alexander Costa, é preciso que a equipe esteja alinhada nesse processo.

    “Treinamentos na área de Onboarding de colaboradores e de clientes são fundamentais, além de não deixar de usar estes processos caso queira difundir com maestria a cultura organizacional da empresa, assim como reter, fidelizar e evitar a evasão deles”, orienta. 

    Mau atendimento, comunicação ineficaz, falta de clareza, são as principais reclamações dos consumidores num processo de atendimento.

    “O princípio de tudo é a falta de relacionamento. Venda é relacionamento. Não fazer um pós vendas também dificulta e muito uma boa relação entre cliente e vendedor”, analisa Alexander.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Corpo encontrado carbonizado na Baixada é de motorista, diz família

    Próximo artigo
    >

    STF mantém suspensão do piso salarial da enfermagem

    Relacionados em Brasil & Mundo