Risco
Detergente Ypê: lotes retirados das prateleiras por contaminação
A determinação é da Anvisa
Está suspensa a comercialização, distribuição e uso de determinados lotes do detergente Ypê. A determinação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo o órgão, o motivo foi a identificação de um “desvio” durante a análise de monitoramento da produção, o que poderia causar um “potencial risco de contaminação microbiológica”.
A agência informou que havia sido notificada pela empresa com o recolhimento voluntário do produto, mas não divulgou quando isso aconteceu.
A suspensão foi publicada em Diário Oficial e exige que todas as unidades do detergente produzidas entre julho, agosto, setembro, novembro e dezembro de 2022 com lote final 1 e 3 sejam suspensos. Estão incluídos detergentes de todos os tipos, dentro dessa identificação.
Em nota, a Química Amparo, empresa produtora do detergente Ypê, informou que fez o recolhimento dos itens há cerca de um mês e que após uma análise interna identificou nos lotes "descaracterização em seu odor tradicional, sem risco à saúde ou segurança do consumidor, porém, em alguns casos perceptível ao olfato".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!