Brasil & Mundo
Desligamento do sinal analógico de TV em outubro
Quem ainda não tem o conversor que permite receber o sinal da TV digital, é bom se apressar. No dia 25 de outubro, o sinal analógico será desligado em 19 municípios do estado do Rio: Capital, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.
A Agência Nacional de Telecomunicações explicou que o adaptador é necessário apenas para os aparelhos antigos de TV (tubo ou os de tela plana) produzidos até o ano de 2010. A partir de 2011, todos os televisores fabricados no país já vêm equipados com o conversor digital, sendo necessário apenas adquirir a antena UHF.
A TV digital tem melhor transmissão de áudio e vídeo, o que vai garantir a qualidade para a televisão aberta brasileira, uma das mais respeitadas do mundo.
700 mil kits já entregues
A Seja Digital (Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) informa que já foram entregues 700 mil dos 1,2 milhão de kits conversores que estão sendo disponibilizados gratuitamente para os beneficiários inscritos nos programas sociais do governo, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica. Restam 500 mil kits a serem distribuídos. Quem tem dúvidas se tem ou não direito a um kit, pode entrar em contato pelo telefone 147 ou acessar no site sejadigital.com.br.
Até o final de agosto, quando foi feita a última pesquisa, o índice de digitalização já estava em 79%. Para que o sinal analógico seja desligado, são necessários 93% de adesão. O preço do conversor custa em média R$ 80. Também estão sendo organizados feirões em parceria com redes varejistas, para facilitar a aquisição do equipamento. No próximo sábado (30), os feirões serão feitos no Bangu Shopping, Shopping São Gonçalo, Caxias Shopping, Shopping Grande Rio (São João de Meriti), Mercadão de Madureira e Calçadão de Campo Grande.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!