Brasil & Mundo
Conjunção entre Júpiter e Saturno acontece nesta segunda
Nesta segunda-feira (21), junto com a chegada do verão no Hemisfério Sul e o inverno no Hemisfério Norte, acontece a rara conjunção dos planetas Júpiter e Saturno. Os dois se alinharão parecendo formar um único corpo celeste e poderão ser vistos a olho nu, com binóculo ou telescópio.
Essa será a menor aproximação angular dos planetas em aproximadamente 397 anos, de acordo com a Nasa. Para ver o fenômeno, a agência espacial dá as coordenadas:
- "Encontre um local com uma visão desobstruída do céu, como um campo ou parque. Júpiter e Saturno são brilhantes, portanto podem ser vistos até mesmo da maioria das cidades.
- Uma hora após o pôr do sol, olhe para o céu do sudoeste. Júpiter se parecerá com uma estrela brilhante e será facilmente visível. Saturno ficará um pouco mais fraco e aparecerá um pouco acima e à esquerda de Júpiter até 21 de dezembro, quando Júpiter o alcançará e eles inverterão suas posições no céu.
- Os planetas podem ser vistos a olho nu, mas se você tiver binóculos ou um pequeno telescópio, poderá ver as quatro grandes luas de Júpiter orbitando o planeta gigante.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), esta rara aproximação entre Júpiter e Saturno pode ser difícil de ser vista no estado do Rio de Janeiro, visto que a previsão é de céu encoberto com nuvens e chuva.
Estrela de Belém
Alguns autores e internautas relacionam este fenômeno à conhecida Estrela de Belém descrita na Bíblia. No Twitter, durante a madrugada e manhã desta segunda (21), o assunto se tornou um dos mais falados.
Confira alguns comentários:
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!