Saúde
Casos de dengue em 2022 já igualam ano passado; veja como se proteger
Ações preventivas são importantes no combate à doença
O número de casos da dengue no Brasil nos quatro primeiros meses de 2022 é praticamente o mesmo de todo o ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde.
De acordo com a pasta, em 2021, o Brasil somou 544 mil casos de dengue. Até o dia 23 de abril deste ano, o país já havia somado 542 mil casos da doença.
Os dois municípios que registraram mais casos da doença são Goiânia-GO (31.189) e Brasília-DF (29.928). A terceira colocada é a cidade de Palmas-TO, que fica bem atrás com 9.080 registros. O estado recordista é São Paulo com mais de 126 mil casos, quase 25% do total.
Infectologista formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), José Pozza Júnior dá dicas de como se proteger da doença. Ele lembra que os mosquitos se reproduzem em locais com acúmulo de água parada, portanto, é necessário eliminar esses locais para impedir a proliferação dos insetos.
Qualquer superfície que possa acumular água vira um criadouro de mosquito. Qualquer parte da cidade onde há lixo acumulado, vasos de planta, caixa d'água destampada é um potencial criadouro. É preciso evitar situações em que a água fique parada e exposta dessa maneira.
Segundo o especialista, outras medidas também podem ser tomadas.
É possível colocar produtos larvicidas nesses focos e também utilizar um repelente para evitar a picada do mosquito.
Pozza detalhou ainda os sintomas e alerta para a atenção na hora de tratar a doença uma vez que a pessoa já está infectada.
''Febre, dor no corpo e dor de cabeça intensa são os principais sintomas. Eles podem ser reduzidos com analgésicos e antitérmicos. Enjoo, diarreia e dor muscular também podem aparecer. É importante evitar a automedicação. Vale lembrar que antiinflamatórios são contraindicados no combate aos sintomas'', explicou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!