Coronavírus
Brasil registra primeiros casos da subvariante Ômicron XQ; entenda
País tem 664 mil mortes em decorrência da Covid-19
Saúde - A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informou nesta quinta-feira (5) que registrou dois casos, na capital, da nova subvariante XQ, combinação da BA.1.1 e BA.2 da Ômicron, da Covid-19. Os casos foram encontrados após um sequenciamento genético realizado pelo Instituto Butantan.
Outra subvariante que já havia sido detectada no Brasil foi a XE, que estava sendo acompanhada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Através de um boletim epidemiológico, a OMS chegou a divulgar que o SARS-CoV-2, vírus responsável por causar a Covid-19, continua evoluindo.
De acordo com a organização, essas evoluções e recombinações são naturais entre os coronavírus, já eram esperadas as mutações.
Na Inglaterra e País de Gales já foram registrados 49 casos da XQ. Ainda não se sabe ao certo se a nova subvariante será mais transmissível que as outras. No momento, a BA.2 é considerada a mais transmissível.
O Brasil já registrou cerca de 664 mil óbitos em decorrência da Covid-19. A secretaria salienta que é importante continuar com as medidas de proteção, como a higienização das mãos, distanciamento social e vacinação contra o vírus.
Os sintomas mais comuns são: muito cansaço, febre, dores de cabeça, de garganta e nas articulações.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!