Recuperação
Bolsonaro mostra erisipela e fala do estado de saúde no hospital
Ex-presidente publicou vídeo no Vila Nova Star
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mostrou, nesta quarta-feira (8), que tem se recuperado da Erisipela, um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular.
Isso é causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos. Ele está internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. No registro, Bolsonaro aparece ao lado de uma médica.
"Tudo bem, graças a Deus. É uma erisipela. Está sob controle. E uma aderência. Mas está dando tudo certo. Brevemente voltaremos às atividades", sintetizou o político.
Segundo o Ministério da Saúde, a erisipela ocorre porque uma bactéria (Estreptococo) penetra na pele; a porta de entrada quase sempre é uma micose entre os dedos (as famosas “frieiras”), mas qualquer ferimento pode desencadear o mal. A pele mais favorável é a das pernas inchadas, principalmente nos pacientes diabéticos, obesos e idosos.
Sintomas
Os primeiros sintomas podem ser aqueles comuns a qualquer infecção: calafrios, febre alta, fraqueza, dor de cabeça, mal-estar, náuseas e vômitos. As alterações da pele podem se apresentar rapidamente e variam desde uma simples vermelhidão, dor e inchaço até a formação de bolhas e feridas por necrose (morte das células) da pele.
A localização mais freqüente é nos membros inferiores, na região acima dos tornozelos, mas pode ocorrer em outras regiões como face e tronco. No início, a pele se apresenta lisa, brilhosa, vermelha e quente.
Com a progressão da infecção, o inchaço aumenta, surgem as bolhas com conteúdo amarelado ou cor de chocolate e, por fim, a necrose da pele. É comum o paciente queixar-se de “íngua” (aumento dos gânglios linfáticos na virilha).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!