Cúpula dos Líderes
Biden chega a Manaus e visita Amazônia
Em seguida, presidente dos EUA viaja ao Rio para o G20
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desembarcou neste domingo (17) em Manaus, por volta das 13h30 (horário de Brasília), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Ele estava acompanhado de sua filha, Ashley, e da neta, Natalie, além da porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, como parte de uma comitiva oficial.
Logo após o desembarque, Biden embarcou em um helicóptero modelo VH-60N White Hawk para realizar um sobrevoo de 15 minutos sobre a Amazônia. A operação foi acompanhada por outros seis helicópteros da Força Aérea Americana, que garantiram a escolta aérea do presidente durante o trajeto.
Durante a visita à capital amazonense, o presidente também fará uma parada no Museu da Amazônia (Musa), onde está previsto um pronunciamento oficial à imprensa. Esta é a primeira vez que um presidente dos Estados Unidos em exercício visita a região amazônica, segundo informações divulgadas pelo governo americano.
Biden foi recebido no aeroporto pela embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, e pelo prefeito de Manaus, David Almeida. O cientista Carlos Nobre também acompanhará o presidente durante as atividades na cidade.
Antes de chegar a Manaus, Biden participou da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) em Lima, no Peru, e anunciou novas iniciativas relacionadas à crise climática, incluindo um aporte de US$ 50 milhões ao Fundo Amazônia. A liberação dos recursos dependerá da aprovação do Congresso americano, que terá maioria republicana a partir do próximo ano.
A Casa Branca informou que Biden seguirá para o Rio de Janeiro após concluir sua agenda em Manaus. Na capital fluminense, ele participará da Cúpula dos Líderes do G20, com foco no incentivo ao crescimento econômico sustentável.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!