Logo Enfoco


    Inusitado

    Bebê nasce com cauda de quase 6 centímetros no México

    Pais não foram identificados

    Publicado 30/11/2022 às 10:36 | Atualizado em 30/11/2022 às 10:57 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Recém-nascida nasceu com cauda de quase 6 centímetros
    Recém-nascida nasceu com cauda de quase 6 centímetros |  Foto: Divulgação/ Journal of Pediatric Surgery

    Uma bebê nasceu com uma parte do corpo não muito comum e chamou a atenção no México. A recém-nascida possuía uma cauda de aproximadamente seis centímetros e ainda tinha pelos. O caso foi divulgado pela revista médica Journal of Pediatric Surgery. 

    De acordo com os médicos que estudaram o caso, essa condição rara se chama "true tail" (cauda verdadeira, em tradução livre). Os especialistas avaliaram os pais e eles não possuem nenhum problema de saúde.

    A anomalia possui 5,7 centímetros, saía do cóccix, tinha uma espessura macia coberta com pelos finos e uma extremidade pontuda. Também poderia ser movida de um lado para o outro sem causar dor na recém-nascida. 

    Durante os estudos, especialistas perceberam que quando a cauda era espetada por uma agulha a criança sentia sensibilidade na região. Eles precisaram então fazer uma cirurgia para remover o corpo estranho, já que em dois meses ela tinha crescido 0, 8 centímetros. A cirurgia foi um sucesso.  

    A cauda precisou ser removida, pois estava crescendo junto com o corpo da criança
    A cauda precisou ser removida, pois estava crescendo junto com o corpo da criança |  Foto: Divulgação/ Journal of Pediatric Surgery

    Em um estudo realizado em 2020, foram identificados 195 casos de pessoas que nasceram com caudas até 2017. Sendo considerada uma anomalia extremamente rara. No Brasil houve apenas um caso registrado em janeiro de 2021. 

    O cirurgião pediátrico Humberto Forte explicou, no artigo publicado pelo Journal of Pediatric Surgery, que é um problema neurológico no desenvolvimento da medula espinhal. 

    "Uma cauda pode revelar a presença desses defeitos antes mesmo do paciente manifestar sintomas típicos. É essencial que o pediatra ou cirurgião pediátrico investigue a presença de disrafismo espinhal oculto em pacientes com suspeita de lesões cutâneas, pois podem ser a única anormalidade visível e o diagnóstico precoce pode prevenir a evolução para alterações neurológicas graves" 

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Morto ao tentar furtar cabos de trem na Baixada

    Próximo artigo
    >

    Moradores acordam ao som de tiros na Zona Norte de Niterói

    Relacionados em Brasil & Mundo