Decisão
Bancos deixarão de oferecer transferências via DOC após Pix
Medida vem sendo cada vez menos utilizada
Bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) vão deixar de oferecer transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TEC (Transferência Especial de Crédito) a partir de 29 de fevereiro de 2024, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
A medida está relacionada ao custo benefício para os clientes, segundo a Febraban, já que o Pix se tornou a preferência nacional após o seu lançamento em novembro de 2020.
O DOC, criado pelo Banco Central em 1985, vem sendo cada vez menos utilizado e representou apenas 3,7% do total de transações no ano passado, de acordo com a Febraban.
As operações via DOC ou TEC poderão ser agendadas até 15 de janeiro de 2024, mas os bancos encerrarão os sistemas de recebimento e processamento dos dois serviços no mesmo dia 29 de fevereiro. Atualmente, o valor máximo permitido para qualquer transação via DOC ou TEC é de R$ 4.999,99.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!