Logo Enfoco


    Brasil & Mundo

    Aparelhos piratas na mira da Anatel

    Publicado 24/11/2017 às 13:03 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    A Agência Nacional de Telecomunicações começará no ano que vem o cronograma de bloqueio de celulares piratas. A ação deverá começar em maio de 2018, mas não afetará os terminais exclusivos para dados, porque a ANT não acredita ser possível encaminhar as mensagens informativas aos aparelhos.

    O projeto piloto começará pelo Distrito Federal e em Goiás no dia 22 de fevereiro, quando a Agência enviará  mensagens aos usuários de celulares irregulares.

    O projeto tem por objetivo coibir o uso de telefones móveis não certificados pela Anatel, com IMEI (International Mobile Equipment Identity) adulterado, clonado ou outras formas de fraude. A indústria e as empresas de telefonia móvel também estão engajadas nesse projeto.

    A decisão da Anatel prevê também uma parceria com órgãos de defesa do consumidor e o Ministério Público no encaminhamento de mensagens sobre adoção de medidas de restrição para o uso de aparelhos irregulares.

    A Anatel estima que um milhão de novos aparelhos entram nas redes das prestadoras mensalmente.

    COMO IDENTIFICAR EM APARELHO IRREGULAR?

    O consumidor deve verificar, antes de comprar um aparelho celular, se o número que aparece na caixa, o número do adesivo e o número que aparece ao discar *#06# são os mesmos. Caso os números apresentados sejam diferentes, há uma grande chance de o aparelho ser irregular.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Oficina de Enfeites de Natal para crianças

    Próximo artigo
    >

    Dois jovens são executados por traficantes no Jardim Bom Retiro

    Relacionados em Brasil & Mundo