Crise
Apagão deixa 10 milhões sem luz em Cuba
Queda ocorreu após falha na principal usina de energia
Uma falha na rede elétrica nacional de Cuba deixou cerca de 10 milhões de pessoas sem luz na sexta-feira (18), após a principal usina termelétrica do país, Antonio Guiteras, parar de funcionar.
Segundo o Ministério de Energia e Minas, o apagão ocorreu logo após o meio-dia, afetando 91% da população cubana. A interrupção foi causada por uma falha na usina, a maior do país, que resultou no colapso total do sistema elétrico.
O governo decretou o fechamento de escolas, universidades e indústrias não essenciais, com o objetivo de reduzir o consumo e tentar estabilizar o fornecimento para as residências. Apenas setores de alimentação e saúde continuaram em operação, enquanto atividades culturais e recreativas, como bares e clubes, foram suspensas.
De acordo com Lázaro Guerra, diretor-geral de Eletricidade, o sistema elétrico ficou completamente desligado após a parada da termelétrica. Ainda não há previsão para o restabelecimento total da energia.
O primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz afirmou que a demanda crescente de pequenas e médias empresas, além do uso de ar-condicionado nas residências, pressionou ainda mais o sistema, já fragilizado por falhas e falta de manutenção nas usinas termelétricas. Marrero destacou que medidas drásticas foram necessárias para garantir o fornecimento básico de energia à população.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!