Às escuras
Apagão atinge Rio e mais de dez estados do país
Blecaute aconteceu por volta das 8h20 desta terça
Um apagão deixou às escuras algumas cidades do Rio e mais de dez estados do país, na manhã desta terça (15). A queda de energia aconteceu por volta das 8h20.
Segundo a Light, concessionária que atende municípios na cidade do Rio, o problema aconteceu em razão de uma "interrupção de parte da carga de energia devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS)".
A empresa informou ainda que a falta de energia em trechos de bairros das Zonas Norte e Oeste, no Rio, e também em pontos da Baixada Fluminense. A energia está sendo restabelecida gradativamente após autorização do ONS.
O procedimento, diz a empresa, acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional e ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores.
Já a Enel, empresa que fornece energia para alguns estados da região Sudeste, informou que a queda atingiu estados do Rio, Ceará e São Paulo, devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC). A energia está sendo restabelecida gradativamente após autorização do Operador Nacional do Sistema.
O Ministério de Minas e Energia, em nota, informou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15). Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até Às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
A pasta disse ainda que está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!