Alerta!
Anvisa suspende fórmulas infantis por suspeita de infectar crianças
Determinação partiu após agência dos Estados Unidos investigar
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), determinou o recolhimento das fórmulas infantis das marcas Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare. A determinação partiu após a Administração de Alimentos e Medicamentos (Food and Drug Administration - FDA), uma agência reguladora dos Estados Unidos, decidir investigar quatro internações e uma morte de bebês com menos de seis meses de idade, depois de consumirem os produtos.
De acordo com a Anvisa, três dos bebês foram infectados pela bactéria Cronobacter sakazakii. Segundo a FDA, amostras ambientais colidas na companhia Abbott Nutrition, na cidade Sturgis, nos Estados Unidos, comprovaram a presença das bactérias Cronobacter e Cronobacter sakazakii. Contudo, a empresa afirma que não detectou essas bactérias nos produtos e que o recolhimento será 'preventivo'.
A agência informou que as marcas não tem registro ativo no Brasil e recomendou que os consumidores evitem comprar fórmulas infantis importadas por meio de comércio eletrônico, já que não dá para conhecer a origem e regularidade do produto.
Saiba como reconhecer os produtos recolhidos:
As fórmulas recolhidas possuem os dígitos iniciais entre 22 a 37, incluindo K8, SH e Z2. E a data de validade está para o dia 1° de abril de 2022, ou datas posteriores como representado na imagem abaixo.
A representante Brasileira da Abbott Nutrition informou que não houve a importação do produto em solo nacional.
A Anvisa proibiu a importação, comercialização, distribuição, propaganda e uso das fórmulas infantis em pó das marcas citadas. A agência também abriu um processo investigativo para saber quais produtos foram comercializados pela empresa Abbott Laboratórios no Brasil. A representante pode ser contatada através do telefone 08008912690 ou pelo e-mail nutricaobrasil@abbott.com.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!