Cuidado
Anvisa retira chocolates do mercado por suspeita de contaminação
A bactéria é a mesma que foi encontrada na marca Kinder
A Anvisa determinou, nesta sexta-feira (13), o recolhimento dos chocolates da marca Elite, importados pela empresa Rodin Importação Exportação e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda. Além disso, a agência proibiu o comércio, distribuição e importação de todos os lotes do produto devido a um alerta internacional de possível contaminação por Salmonella.
Além disso, a Anvisapublicou uma resolução em nome da fabricante dos produtos em Israel, a Strauss Elite LTDA, para evitar que outras empresas importadoras tragam o produto para o Brasil ou, caso já tenham trazido, determinar que façam o recolhimento dos mesmos. Essa resolução abrange todos os produtos da marca que foram alvo do recolhimento internacional, de chocolates a outros doces, como balas, chicletes e biscoitos.
O que o consumidor deve verificar?
Caso identifique produtos da marca Elite, não consuma, conforme os exemplos abaixo e entre em contato com o estabelecimento onde foi adquirido para as providências necessárias.
Salmonella
A salmonella é uma doença bacteriana que atinge o intestino e pode causar gastroenterite. Diarreia, cólicas estomacais e, às vezes, vômitos e febre estão entre os sintomas que se manifestam entre 12 e 72 horas após a ingestão de uma dose com alimento infectado por salmonella. Os sintomas geralmente duram de quatro a sete dias e a maioria das pessoas se recuperam sem tratamento.
Outro caso
A bactéria é a mesma que foi encontrada em chocolates da marca Kinder no mês passado. Na época a Anvisa também recolheu os produtos e impediu a comercialização. Foram dezenas de casos de contaminação por salmonella detectados na Europa. As suspeitas do foco de contaminação são de produtos fabricados na Bélgica, o que levou à sua retirada dos mercados por parte do fabricante Ferrero.
Leia +: Páscoa: Kinder Ovo pode sair das prateleiras após casos de contaminação
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!