FAB
Aeronáutica abre processo seletivo para até 41 anos de idade
São diversas oportunidades para quem tem nível superior

A Aeronáutica abriu processo seletivo para prestação do serviço militar voluntário, em caráter temporário, para os anos de 2025/2026. Os selecionados serão lotados em diversas Organizações Militares (OM), incuindo Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas até o dia 23. Para participar, os candidatos devem ter nível superior e até 41 anos. A remuneração é de quase R$ 7.500, além de benefícios.
As oportunidades são para diversas áreas de nível superior para compôr o Quadro de Oficiais da Reserva de 2ª Classe convocados dos grupamentos Técnico (QOCon Tec), Magistério (QOCon Tec MAG), Segurança e Defesa (QOCon Tec SED), Médicos (QOCon MED), Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários (QOCon FDV). Todos os quadros são para convocação, incorporação e cadastramento em banco de dados.
O processo contará com avaliação de títulos, inspeção médica e teste físico.
Clique aqui para fazer a inscrição
Pré-requisitos
- Ser brasileiro nato;
- Ter, no mínimo, 18 anos de idade até a data da sua incorporação;
- Não ter completado 41 anos de idade até a data da incorporação;
- Caso seja ex-militar ou militar da ativa, não ter completado 85 meses, de efetivo serviço, prestado a qualquer uma das Forças Armadas;
- Se militar da ativa, estar classificado, no mínimo, no “Bom Comportamento”;
- Não ser praça estabilizada das Forças Armadas ou de Força Auxiliar;
- Se militar da reserva de 2ª ou 3ª classe da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica, não possuir posto ou graduação superior à prevista para o respectivo Quadro;
- Não ter sido o Oficial excluído do serviço ativo por indignidade ou incompatibilidade, e a praça excluída ou licenciada a bem da disciplina;
- Não ter sido anteriormente, desligado de curso ou estágio ministrado em estabelecimento militar de ensino, por motivo disciplinar ou de conceito moral;
- Possuir idoneidade moral;
- Não estar respondendo, na data prevista para a incorporação, a processo criminal na justiça militar ou comum;
- Não estar cumprindo pena por crime comum, militar ou eleitoral, nem estar submetido a medida de segurança;
- Não ter sido condenado em processo criminal com sentença transitada em julgado;
- Não ter sido punido por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo;
- Não ter sido desincorporado, expulso ou julgado desertor, nos termos da legislação que regula o Serviço Militar;
- Se do sexo masculino, encontrar-se em dia com as obrigações militares;
- Não se encontrar, na data prevista para a incorporação, no exercício de qualquer cargo, emprego ou função pública;
- Estar em dia com suas obrigações eleitorais;
- Estar devidamente inscrito no Conselho Regional da Profissão, quando existir, habilitando o voluntário para o exercício da atividade profissional em estrita observância à legislação específica, exceto para a especialidade de Serviços Jurídicos.
Etapas
A seleção será feita nas seguintes etapas: Entrega de Documentos (ED); Validação Documental (VD); Avaliação Curricular (AC); Concentração Inicial (CI); Inspeção de Saúde (INSPSAU); Avaliação Psicológica (AP); Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); Concentração Final (CF) e Habilitação à Incorporação (HI).
A entrega de documentos será feita entre os dias 5 a 15 de maio. Já a avaliação curricular acontece entre 5 de maio e 11 de junho. A incorporação está prevista para o dia 13 de outubro.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!