Logo Enfoco


    Investigando

    Acidente aéreo em SP: relatório da caixa-preta sai em 30 dias

    Aeronáutica diz que áudios já foram 100% extraídos

    Publicado 11/08/2024 às 14:34 | Atualizado em 12/08/2024 às 16:26 | Autor: Pedro Villa Nova
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O brigadeiro Marcelo Moreno, é chefe da Cenipa, órgão da Aeronáutica que investiga a queda
    O brigadeiro Marcelo Moreno, é chefe da Cenipa, órgão da Aeronáutica que investiga a queda |  Foto: Reprodução / EPTV

    As gravações dos áudios da caixa-preta do avião da companhia Voepass, que caiu na cidade de Vinhedo, em São Paulo, foram 100% extraídas pelas autoridades, neste domingo (11). Aeronáutica fala em prazo de até 30 dias para primeiro relatório sobre as causas da queda que vitimou 62 pessoas na última sexta-feira (9).

    O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o brigadeiro Marcelo Moreno disse que o órgão já tem todo o conteúdo necessário para que as investigações se iniciem. Os peritos responsáveis irão para Brasília, no DF, irão buscar possíveis falhas mecânicas, elétricas ou fatores humanos do acidente.

    Leia +: Caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo são abertas; vídeo

    Leia +: Corpos do acidente aéreo são transferidos para o IML de SP

    Ainda segundo Moreno, os dois motores do ATR-72 serão analisados, ainda em São Paulo, para saber se houve algum outro problema, como falta de velocidade necessária ou potência no momento da queda.

    Aspas da citação
    Os dados foram obtidos e validados!
    Aspas da citação

    "Agora aguardamos a linha de investigação de nossos investigadores, que ainda se encontram aqui comigo, regressarem a Brasília para a gente começar a trabalhar na transformação desse número enorme de dados para a informação útil para a sociedade", disse o chefe da Cenipa.

    Marcelo completou falando que um relatório preliminar, com informações iniciais, devem estar disponíveis dentro de 30 dias.

    Uma equipe francesa do Escritório de Investigações e Análises para a Segurança da Aviação Civil (Bureau d'Enquêtes et d'Analyses pour la Sécurité de l'Aviation Civile, BEA, em francês), estão em Vinhedo chegaram na manhã deste domingo ao local do acidente aéreo que matou 62 pessoas em Vinhedo (SP).

    O BEA foi acionada pelas autoridades brasileiras e deve colaborar nas investigações uma vez que a aeronave que caiu, modelo ATR-72, foi fabricada na França.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Delegada é encontrada morta; Companheiro é preso

    Próximo artigo
    >

    Encerradas as Olimpíadas de Paris 2024; veja saldo do Brasil

    Relacionados em Brasil & Mundo