Professora Gab Jardim - Provas e Estudos
Preguiça X Objetivos
Já se passaram quase 10 meses de 2019 e o corpo está dando sinais de estafa. A capacidade de absorção da mente encontra-se comprometida, assim como a vontade de aprender sobre qualquer que seja o assunto. Será que você já pensou em desistir? Será também que o desejo de alcançar seus objetivos fora ultrapassado pela entrega à desistência? Se você se identificou com as assertivas e questões anteriores, vamos conversar um pouquinho.
A pressão de alcançarmos os nossos sonhos é grande quando dependemos de nossos esforços para que esses aconteçam. Isso porque o corpo precisa de descanso, assim como a mente, todavia, a quantidade de compromissos e responsabilidades de que necessitamos dar conta é exponencial. Então, enquanto deveríamos estar dedicando tempo e disposição à trajetória do sucesso, reunimos angústias e ansiedades que nos impedem de prosseguir no caminho dos resultados.
O que é possível fazer, então, quando o corpo já não responde aos estímulos dos nossos objetivos? O passo primordial é: não ceder! Não ceda às ilusões da mente quando essas criam cenários de falsa satisfação acerca do lugar em que você se encontra hoje. Pode ser que você já tenha chegado a posições confortáveis, porém a vida é formada por desafios existentes para ser superados e o único que pode perpassar pelo seu caminho de obstáculos é você mesmo!
Não ceda também à preguiça que se instala nos pensamentos e que é um grande catalisador de fracassos e frustrações. Todos os dias, estaremos sujeitos ao sono e à procrastinação, mas a vitória não é alcançada por aqueles que dormem enquanto deveriam estar lutando para superar aquilo que sonha com a sua estagnação. Não ceda, inclusive, às vozes do desânimo que insistem em ecoar em nossa mente, dizendo que a sua rota pode ser adiada e que você não precisa se esforçar tanto quanto você acredita que deve.
Por fim, ponha em prática estratégias de motivação física, emocional e mental com o fito de estabelecer um plano de metas a serem alcançadas diariamente. Assim, é possível dividir a escada da superação – aparentemente impossível de ser galgada – em passos suaves e viáveis para que se chegue ao topo, sinônimo de vitória. Atividades físicas e lúdicas são promissoras!
Discipline-se para praticar treinos de Sudoku e caça-palavras, ótimos estimuladores do cérebro; é positivo também fazer leituras curtas e tentar explicar para si mesmo, em voz alta, a fim de desenvolver sua percepção de compreensão e síntese. Ademais, hobbies são cruciais de ser estimulados, como idas ao cinema, caminhadas, mergulhos na água salgada. Seu organismo urge pelo sucesso e você é aquele capaz de transformar esse desejo em realidade. Vamos juntos!
Gab Jardim é professora com formações pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e dá dicas para potencializar os estudos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!