Logo Enfoco


    Champions League

    Villarreal cala Turim, passeia sobre a Juventus e vai às quartas da Champions

    Com três gols na segunda etapa, Submarino Amarelo faz história

    Publicado 16/03/2022 às 18:52 | Autor: Pedro Chilingue
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Silêncio nas arquibancadas: Villarreal calou a Juventus Stadium
    Silêncio nas arquibancadas: Villarreal calou a Juventus Stadium |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

    O Submarino Amarelo vive grande fase. Após o título da Europa League em 2021, a equipe espanhola segue fazendo história no continente. Jogando na Juventus Stadium, em Turim, o Villarreal aplicou 3 a 0 nos donos da casa e avançou às quartas de final da Champions League - após empate no jogo de ida.

    Empurrada por uma linda festa da torcida nas arquibancadas, a Juventus entrou em campo decidida a buscar a vitória simples que precisava para avançar às quartas de final - já que, no jogo de ida, na Espanha, as equipes empataram em 1 a 1.

    Prevendo a blitz inicial, o Villarreal fez de tudo para ficar com a posse de bola e evitar a avalanche italiana nos primeiros minutos. Tocando a bola com frieza no sistema defensivo, a equipe espanhola conseguiu passar ilesa pelos primeiros cinco minutos de jogo.

    Aos poucos, a Juve assumiu as rédeas da partida, mas ainda tinha dificuldades na criação. A primeira chance saiu aos 10, quando Cuadrado foi acionado pelo lado direito e cruzou no segundo pau, encontrando o centroavante Morata livre. Ele cabeceou forte e parou em grande defesa do goleiro Rulli.

    A pressão aumentou e a equipe italiana quase marcou aos 13. Em novo cruzamento pela direita, _ ajeitou para o meio da área e deixou à feição para Cuadrado, que vinha de frente para o gol, finalizar. No entanto, ele acabou atrapalhado por Morata, que corria de costas para o gol, e os dois se embolaram, sem conseguir mandar na meta.

    O Villa mostrava perigo nos contragolpes, apesar de a posse de bola ser quase igual àquela altura. Mas a Juventus seguia criando as principais chances. Aos 19, Vlahovic recebeu na intermediária, avançou no mano a mano com o marcador, cortou para dentro e chutou forte de canhota. Rulli voou para salvar de novo.

    O gol parecia cada vez mais perto para os donos da casa. Aos 20, De Sciglio recebeu na linha de fundo pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro. Surpreendendo toda a defesa, Vlahovic pegou de primeira, cruzado, com pouco ângulo, e carimbou o travessão com uma bomba. 

    A resposta veio aos 21. Na primeira chegada forte do Submarino Amarelo, em contra-ataque, Trigueros deixou com Lo Celso e abriu na esquerda para aproveitar a superioridade numérica. No entanto, ao invés de buscar a devolução, ele tentou surpreender o goleiro Szczesny e mandou na rede pelo lado de fora, assustando os torcedores.

    Chegando na metade da primeira etapa, a partida mantinha um ritmo bastante acelerado com as duas equipes buscando o gol. A Juve encontrava mais espaços para trabalhar a bola, mas o Villa respondia com lances rápidos e perigosos. Uma partida muito agradável em Turim.

    Aos 34, mais uma chegada perigosa da Juventus através do jogo aéreo. Cuadrado cobrou o escanteio pelo lado direito, De Ligt desviou de leve no primeiro pau e Vlahovic se atirou na bola para desviar. Mais uma vez, o goleiro Rulli foi fundamental e fez a defesa, evitando a abertura do placar.

    A pressão seguiu, mas o Villarreal conseguiu resistir aos bombardeios aéreos. Por outro lado, pecou bastante no último passe nas vezes em que esteve rondando a área. Aos 45, sem acréscimos, provando que o jogo de fato teve muita bola rolando, o árbitro apitou o intervalo.

    Segundo tempo

    Na volta para os 45 minutos finais, a Juventus demonstrou que continuaria com a pressão imposta na etapa inicial. Mesmo já sem o fôlego completo do início do confronto, a equipe alvinegra seguia correndo muito e impondo um forte ritmo nos minutos iniciais.

    Jogador mais efetivo em campo, o atacante Cuadrado seguia buscando as jogadas pelos dois lados. Ora ia à linha de fundo, buscando Morata e Vlahovic, ora cortava para dentro buscando a finalização. Completando 50 jogos pela Juve na Liga dos Campeões, ele atuava também com a faixa de capitão.

    Menos perigoso do que no primeiro tempo, o Villarreal mexeu em atacado aos 20 minutos para tentar voltar ao jogo. Chukwueze e Coquelin substituíram Trigueros e Pino. Quando tentou ficar um pouco mais com a bola, esbarrou no posicionamento defensivo praticamente perfeito dos donos da casa.

    Pelo lado da Juve, quem entrou foi o volante brasileiro Arthur, convocado por Tite para a Seleção Brasileira. Ele passou a atuar na região central do campo, sendo o termômetro da equipe e distribuindo o jogo para o campo de ataque. Cada vez mais fechadinho, o Villa não dava espaços para as investidas dos italianos.

    A 15 minutos do fim, aos 30, Coquelin invadiu a área pela direita e foi derrubado por Rugani. Após analisar o VAR, o árbitro sinalizou o pênalti para o Villarreal. Na cobrança, Gerard Moreno, que tinha acabado de entrar na vaga de Lo Celso, bateu e marcou. Szczesny ainda acertou o canto e chegou a desviar a bola, mas não evitou o gol.

    O gol silenciou a barulhenta Juventus Stadium por alguns minutos. O atual campeão da Europa League estava copando mais um estádio após aplicar bem o seu estilo de jogo - e também contar com a sorte nas investidas mais pesadas da Juve. 

    Quando ainda buscava remobilizar as atenções para buscar o empate nos minutos finais, a Juventus sofreu o golpe final. Aos 40, em cobrança de escanteio pela direita, Aurier desviou no primeiro pau e Pau Torres apenas empurrou para as redes. Villarreal classificado em plena Juventus Stadium.

    Ainda houve tempo para marcar o terceiro. Com a Juventus em pane total, De Ligt se atirou para bloquear finalização e bateu com o braço na bola. Na cobrança, aos 46, Danjuma deslocou Szczesny e colocou os números finais no placar em uma noite histórica para Villarreal.

    Outros resultados

    Na outra partida desta última ronda das oitavas de final, o Lille-FRA perdeu novamente para o Chelsea-ING, desta vez por 2 a 1, e está fora da Liga dos Campeões. Com 4 a 1 no agregado, os ingleses, atuais campeões, entram fortes na reta final da competição.

    Com todos os classificados definidos, os clubes aguardam o sorteio dos confrontos da próxima fase - agendado para a próxima sexta-feira (18). São eles Villarreal-ESP, Chelsea-ING, Bayern de Munique-ALE, Manchester City-ING, Benfica-POR, Atlético de Madrid-ESP, Liverpool-ING e Real Madrid-ESP.

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Sabrina Sato deixa Record. Saiba o destino da estrela!

    Próximo artigo
    >

    Senado adia votação da Reforma Tributária; entenda

    Relacionados em Esportes