Acordo
Vasco aceita TAC e está perto de liberar São Januário para torcida
Assinatura do documento acontece nesta quarta (13)
O Vasco aceitou os termos exigidos pelo Ministério Público nesta terça-feira (12), para a elaboração do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), permitindo que o estádio de São Januário possa voltar a receber público.
A assinatura do documento está prevista para ocorrer na sede do MP nesta quarta-feira (13). A liberação para o público retornar ao estádio ocorrerá após a homologação do TAC pela Justiça e o encerramento do processo.
Entre as condições estabelecidas pelo Ministério Público estavam a instalação de câmeras de reconhecimento facial com capacidade para identificar torcedores tanto no interior quanto no exterior do estádio, bem como a criação de um posto do Batalhão Especial de Policiamento em Estádios (Bepe) no local.
O último jogo com público no estádio de São Januário ocorreu em 22 de junho, e esse evento foi marcado por tumultos tanto dentro quanto fora do estádio após a derrota do Vasco para o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro. No dia seguinte, a pedido da Promotoria do Consumidor, a Justiça determinou a interdição do estádio. Posteriormente, o clube obteve uma liminar que permitia a realização de partidas com portões fechados no local.
O Vasco enfrentou uma série de derrotas na Justiça do Rio, com os desembargadores de 2ª instância decidindo, em sua maioria, manter o estádio fechado para o público. O clube recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.
Paralelamente, o clube procurou o Ministério Público com a proposta de um TAC. Devido à busca de solução em Brasília, a competência no MP passou a ser do procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos. Após várias reuniões, São Januário foi inspecionado pelo Corpo de Bombeiros e outros órgãos públicos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!