De fora
STJD suspende oito jogadores da máfia dos jogos por 30 dias
Considerados culpados, atletas podem ser afastados por 720 dias
O pedido da Procuradoria foi aceito pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta terça-feira (16), resultando na suspensão preventiva por 30 dias de oito jogadores envolvidos na Operação Penalidade Máxima, conduzida pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO). Essa operação investiga um esquema de manipulação de jogos com o objetivo de lucrar com apostas esportivas.
Confira a lista de atletas suspensos:
- Eduardo Bauermann, do Santos
- Onitlasi Junior Moraes Rodrigues (“Moraes”), do Aparecidense/GO, ex-Juventude;
- Gabriel Ferreira Neris, o Gabriel Tota, do Ypiranga-RS, ex-Juventude;
- Jonathan Doin, que se apresenta como Paulo Miranda, ex-jogador do Juventude;
- Igor Aquino da Silva (Igor Cariús), Sport, ex-jogador do Cuiabá;
- Matheus Phillipe Coutinho Gomes, do Ipatinga-MG, ex-Sergipe;
- Fernando Neto, do São Bernardo, ex-Operário-PR;
- Kevin Lomónaco, do Bragantino
A informação foi divulgada pelo apresentador e comentarista da TV Globo, Roger Flores. Todos os jogadores foram denunciados pela Procuradoria do STJD com base nos artigos 243 e 243A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Esses artigos tratam do ato de "atuar, deliberadamente, de modo prejudicial à equipe que defende" e "atuar, de forma contrária à ética desportiva, com o fim de influenciar o resultado de partida, prova ou equivalente".
Os atletas ainda serão julgados no STJD e podem receber penas que variam de multa de até R$ 100 mil e suspensão de até 720 dias, se forem considerados culpados. Em caso de reincidência, também pode ser aplicada a exclusão definitiva do futebol.
Além disso, seis jogadores da lista foram denunciados pelo MP-GO e se tornaram réus no processo. O zagueiro Kevin Lomonaco e o lateral Moraes confessaram participação no esquema, fizeram acordos e se tornaram testemunhas, porém isso não os isentou da suspensão esportiva.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!