Logo Enfoco


    Esportes

    Sonho do título chega ao fim para o Flamengo

    Publicado 21/12/2019 às 18:28 | Autor: Ezequiel Manhães
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Nem mesmo a fé dos torcedores ajudaram na conquista do Mundial Foto: Ibici Silva

    O Liverpool derrotou o Flamengo por 1 a 0 na tarde deste sábado (21) e conquistou pela primeira vez o título do Mundial de Clubes da Fifa. A vitória da partida, realizada no estádio Khalifa International, em Doha (Catar), foi obtida apenas na prorrogação, graças a gol do atacante brasileiro Firmino, após empate sem gols nos 90 minutos iniciais.

    Com este triunfo, o Liverpool, de certa forma, devolve a derrota de dezembro de 1981, quando a taça ficou com um Flamengo que, comandado pelo craque Zico, venceu por 3 a 0 no estádio Nacional de Tóquio.

    Niterói

    Apesar dos torcedores niteroienses não terem ficado nada contentes com o resultado inesperado, não teve jeito: a trajetória vitoriosa do Flamengo ao longo da temporada em 2020 sobressaiu a sensação de derrota. Em Icaraí, os rubro-negros cantaram intensamente o hino do time do coração e disseram estar orgulhosos do clube da Gávea.

    "Estou orgulhoso do que eles fizeram esse ano. Ainda estou passando mal com tudo o que aconteceu, porém, segue o fluxo, não vai anular o nosso ano sensacional", disse o artista plástico Fernando Cruz, de 32 anos.

    Duas horas antes da partida difícil, milhares de flamenguistas já estavam concentrados nos bares e restaurantes do Jardim Icaraí. Confiantes na vitória, os rubro-negros se divertiram ao som de músicas que fazem sucesso nas arquibancadas, além de terem caído no samba, nos momentos antecedentes ao apito inicial do jogo decisivo.

    Segundo tempo sem gols

    A etapa final começou com o Liverpool em alta rotação. Com 1 minuto Firmino quase marca. O camisa 9 recebe lançamento de Henderson, se livra de Rodrigo Caio com um toque por cobertura e chuta mascado de frente para Diego Alves, mas a bola, caprichosamente, explode na trave.

    Três minutos depois nova oportunidade do time inglês. Alexander-Arnold cruza para chute de Salah, mas para fora.

    Aos 7 minutos é o Flamengo que chega com perigo. Arrascaeta recebe na entrada da área, se livra da marcação e toca para Gabriel Barbosa, que chega finalizando.

    Um minuto depois o camisa 9 chega de novo com perigo para boa defesa do brasileiro Alisson.

    A partida melhora muito no início do segundo tempo, com muita emoção e intensidade.

    O Flamengo volta a criar uma boa chance aos 21 minutos, quando Arrrascaeta dá passe em profundidade para Gabriel Barbosa, que chuta da pequena área. Mas o holandês Van Dijk consegue cortar a finalização.

    Três minutos depois o atacante Gabriel Barbosa finaliza de bicicleta após cruzamento de Bruno Henrique. Mas Alisson fica com a bola. Seria um belo gol.

    O Liverpool começa a achar espaços na ponta esquerda, aproveitando espaços dados pelo lateral Rafinha. Em uma destas jogadas, aos 35 minutos, Mané toca para Firmino na esquerda. E o brasileiro cruza para Alexander-Arnold, que chuta para defesa de Diego Alves.

    Cinco minutos mais tarde outra boa oportunidade do time inglês. Após boa jogada de Mané e Salah, o egípcio toca para Henderson, que bate forte de fora da área. Mas o goleiro Diego Alves faz bela defesa.

    Aos 45 minutos acontece um lance polêmico, quando o juiz Al Jassim Abdulrahman, do Catar, marca inicialmente um pênalti do lateral Rafinha em cima de Mané na entrada da área. Mas, com auxílio do árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês), ele cancela a marcação.

    Vitória no tempo extra

    Desde o primeiro minuto da prorrogação o Flamengo dava sinais de uma queda no aspecto físico.

    Isto fica mais evidente aos 8 minutos, quando Henderson lança Mané, que, com grande liberdade, toca para Firmino, que se livra da marcação e toca para o fundo do gol de Diego Alves.

    Dois minutos depois Salah quase faz o segundo. Ele acerta um belo chute da entrada da área, mas Diego Alves faz uma bela defesa.

    A partir de então o time inglês conseguiu segurar o Flamengo para ficar com seu primeiro título mundial.

    Primeiro Mundial

    Apesar de ter conquistado a Liga dos Campeões da Europa em 6 oportunidades, o time da terra dos Beatles só participou de 4 disputas pelo título mundial, e desistiu em 2 oportunidades.

    Além da derrota para o Flamengo em 1981, o Liverpool perdeu para o Independiente em 1984 e para o São Paulo em 2005. E, em 2019, finalmente ficou com seu primeiro título.

    Com informações de Agência Brasil

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Dois presos em comunidade de São Gonçalo

    Próximo artigo
    >

    DJ que hackeou membros da Lava Jato tem liberdade concedida

    Relacionados em Esportes