Logo Enfoco


    Copa

    Senegal domina e vence o Catar, que estabelece recorde negativo

    Grupo A tem anfitriões praticamente eliminados da Copa do Mundo

    Publicado 25/11/2022 às 11:59 | Autor: Pedro Chilingue
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O artilheiro Dia saiu livre para abrir o placar
    O artilheiro Dia saiu livre para abrir o placar |  Foto: Divulgação/Fifa

    A seleção do Catar é a primeira anfitriã na história das Copas do Mundo a perder suas duas primeiras partidas. Nesta sexta-feira (25), Senegal bateu os cataris por 3 a 1, no Estádio Al Thumama, e embolou a disputa no Grupo A. Já os donos da casa estão praticamente eliminados do torneio.

    O duelo era de suma importância para a classificação final das equipes, visto que quem perdesse ficaria virtualmente eliminado da fase de mata-mata. Vindas de derrotas por 2 a 0, as seleções duelariam com todas as forças pela vitória que recolocaria alguém no páreo.

    A primeira chance clara de gol aconteceu aos 15 minutos. Em subida de Diatta pelo lado esquerdo, a tentativa de cruzamento desviou na zaga e acabou virando uma finalização, obrigando o goleiro Barsham a espalmar para escanteio para evitar o gol.

    Aos 23 minutos, jogada de habilidade do ataque senegalês. Gana Gueye tabelou com Boulaye Dia e passou para receber na entrada da área. Ele surpreendeu a marcação e chutou de primeira, forte e rasteiro, tirando tinta da trave direita do goleiro Barsham.

    Senegal seguia na pressão, sem deixar o Catar jogar. Aos 28, após saída errada de Barsham, que socou a bola no alto e caiu no chão, Sabaly ficou com a sobra na entrada da área e pegou de primeira, com o gol goleiro caído, e mandou à esquerda da meta, perdendo grande oportunidade.

    Aos 34 minutos, na primeira subida relevante do Catar ao ataque, o atacante Akram Afif invadiu a área pela esquerda e foi derrubado por Ismaila Sarr. O árbitro ignorou o pênalti e o VAR optou por manter a decisão de campo, para a revolta de todo o time catari.

    Os senegaleses apresentavam mais conjunto e melhor futebol, dominando a posse de bola e sendo mais efetivo na criação de chances. Os anfitriões não conseguiam criar consistência, ficando cada vez mais em perigo dentro da chave - que também tem Holanda e Equador, vencedores da primeira rodada.

    O gol saiu aos 40 minutos a partir de mais um erro individual do Catar. Após cruzamento de Sarr pelo lado esquerdo, o zagueiro Khoukhi tentou cortar no carrinho e praticamente ajeitou a bola para Dia, na frente do gol. Cara a cara com o goleiro Barsham, o centroavante encheu o pé e mandou no cantinho.

    A equipe catari até tentou ensaiar uma pressão nos minutos finais, mas não conseguiu. Faltava qualidade e jogo coletivo para reverter o panorama do jogo, com Senegal mantendo quase 60% de posse de bola. Em toda a primeira etapa, foram apenas duas finalizações do Catar - ambas para fora da meta.

    Segundo tempo

    Na etapa complementar, o Catar voltou com a missão de reverter o placar negativo. Mas sequer teve tempo de tentar. Logo aos 2 minutos, em cobrança de escanteio, Diedhiou subiu no primeiro pau e cabeceou com estilo, mandando por cima do goleiro Barsham e ampliando a vantagem de Senegal.

    O segundo gol deu o controle total da partida aos senegaleses. A superioridade tática e técnica era visível, com o Catar sem conseguir sequer manter a posse de bola para tentar algo. Em uma das raras construções de perigo, aos 20, Mohammed subiu de cabeça e Mendy fez grande defesa.

    Na reta final da partida, a menos de 15 minutos do fim, o Catar conseguiu enfim marcar seu primeiro gol no Mundial e descontar a vantagem de Senegal. Aos 32, Mohammed encontrou Muntari livre na área com cruzamento e o atacante cabeceou com tranquilidade para a rede. Vantagem mínima no placar.

    Mas mal deu tempo de sonhar com o empate. Seis minutos depois, aos 38, N'Diaye fez bonita jogada individual pela direita, entrou na área pela linha de fundo e rolou para Bamba Dieng, totalmente lvire na altura da marca do pênalti. Ele finalizou e a bola ainda desviou na zaga para matar o goleiro Barsham. 

    Não houve tempo para mais nada. Com o resultado, Senegal entra na briga por uma vaga - chegando a 3 pontos e empatando com Equador e Holanda, que se enfrentam nesta sexta às 13h. Já o Catar precisa de um milagre para buscar a classificação e deve ser a primeira eliminada da fase inicial.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Leticia Spiller é confirmada em série de sucesso da Netflix

    Próximo artigo
    >

    Capitão do Bope perde rim após ser baleado em operação na Maré

    Relacionados em Esportes