Não deu
Polêmica se confirma e Vini Jr não vence o troféu 'Bola de Ouro'
Volante do Manchester City, Rodri, faturou o prêmio em Paris
Após as polêmicas na tarde nesta segunda-feira (28), com a notícia de que o craque brasileiro do Real Madrid, Vini Jr, não seria o vencedor da Bola de Ouro, o prêmio ficou com o volante espanhol Rodri, de 28 anos, que atua pelo Manchester City. Durante a cerimônia, em Paris, o troféu foi entregue pelo ex-jogador, George Weah, melhor do mundo em 1995, quando atuava pelo Milan.
Apesar da excelente campanha na temporada 23/24, com 26 gols e 11 assistências em 49 jogos, o título da Champions League, da Supercopa da Espanha e do Campeonato Espanhol (La Liga), Vini foi superado por Rodri, e ficou com o segundo lugar. O jogador espanhol faturou o Campeonato Inglês (Premier League), a Supercopa da Europa, o Mundial de Clubes da FIFA e a Eurocopa pela Seleção Espanhola.
O vencedor do prêmio totalizou 63 partidas, no mesmo período, marcando 12 gols e dando 14 assistências.
O Real Madrid venceu na categoria de melhor equipe do mundo. No entanto, a equipe não enviou representates para a França após saber que Vini Jr não venceria. Harry Kane e Kylian Mbappé dividiram a artilharia e o Prêmio Gerd Müller, com 52 gols anotados na temporada 2023/24.
Além disso, o técnico Carlo Ancelotti, também da equipe Merengue, ficou com o Troféu Johan Cruijff, como melhor treinador do mundo.
O atacante argentino, Lautaro Martínez, que joga na Inter de Milão, entregou ao seu compatriota, Emiliano "Dibu" Martínez, que defende o Aston Villa, da Inglaterra, o Troféu Yashin, dado ao melhor goleiro da temporada. Ambos foram campeões do mundo com a Seleção Argentina em 2022, no Catar.
Lamine Yamal, espanhol de apenas 17 anos, levou o Troféu Kopa, representando o melhor jogador do mundo, na categoria até 21 anos de idade. Savinho, brasileiro de 20 anos que está na Seleção, ficou em 4º lugar.
Premiação feminina
A premiação de melhor jogadora do mundo ficou com Aitana Bonmatí, pela segunda vez consecutiva. A espanhola, de 26 anos, também joga pela Seleção Espanhola, sendo uma das principais atletas de Montse Tomé, treinadora da delegação.
O Barcelona, que levantou o troféu da UEFA Champions League pela terceira vez consecutiva, ganhou o prêmio de melhor equipe feminina do mundo. O time catalão tem, além da vencedora da Bola de Ouro, a craque Alexia Putellas como estrelas do elenco.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!