Esportes
Platini revela “pequena manobra” na tabela da Copa de 98
Nos tempos de jogador, Michel Platini era conhecido pela qualidade excepcional, mas também por suas polêmicas. Na última quinta-feira, essa segunda característica marcante voltou a tona com uma declaração que faz parte da história do futebol. Membro do comitê organizador da Copa de 1998, na França, o ex-meia revelou que houve uma manobra na composição da tabela para que Brasil e França se encontrassem apenas na final.
“Quando organizamos o calendário (da Copa de 1998) fizemos uma pequena manobra. Se terminássemos em primeiro do grupo e o Brasil também, não iríamos nos encontrar antes da final”, disse Platini à rádio France Bleu. “Não nos estressamos por seis anos para organizar uma Copa do Mundo e não fazer pequenas travessuras, como todos fazem. A final entre França e Brasil era o sonho de todo mundo”, completou.
Na oportunidade, o Brasil foi colocado no grupo A e a França, anfitriã, no grupo C. Dessa forma, um possível encontro entre as duas equipes só aconteceria em uma eventual decisão, desde que os dois fossem líderes de suas chaves, fato que acabou se concretizando. Os dois times eram os únicos garantidos na Copa sem a necessidade de disputar eliminatórias, já que a seleção francesa era a dona da casa e a brasileira, atual campeã.
Polêmicas envolvendo o time de Zagallo em 1998 não são uma novidade. Um dos grandes mistérios até hoje remete a participação de Ronaldo na decisão. Antes da partida, o atacante sofreu uma convulsão, estava descartado e Edmundo havia sido anunciado como substituto. O “Fenômeno”, porém, entrou em campo normalmente e o Brasil acabou derrotado pelos franceses por 3 a 0.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!