Sem pista
Planos do Botafogo para estádio revoltam Confederação de Atletismo
Clube negocia mudanças junto ao prefeito Eduardo Paes
Os planos negociados entre Botafogo e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ganharam um obstáculo nos últimos dias. A intenção de retirar a pista de atletismo do Estádio Nilton Santos para aproximar as arquibancadas do campo revoltou a Confederação Brasileira de Atletismo.
O presidente da entidade, Wlamir Campos, soltou o verbo em entrevista ao 'O Globo' e prometeu medidas judiciais para intervir no planejamento.
"Queremos saber a posição formal do prefeito e o que será feito da pista. Se houver intenção de retirada, vamos ao Ministério Público. Trata-se de um estádio olímpico, com campo de futebol e duas pistas de atletismo, a interna e a externa, de aquecimento e com o mesmo piso. Tudo construído com dinheiro público", disse.
Wlamir mostrou bastante insatisfação com a possibilidade ventilada e disse que pretende se reunir com o prefeito para debater o assunto. Para ele, os projetos debatidos não têm nexo num contexto geral.
"Não são móveis e por isso não faz sentido retirá-los. Este é o melhor e único local no Brasil com condições de receber mundiais por causa das duas pistas deste nível. Falamos de cerca de R$ 20 milhões cada, somente em termos do piso e em valores atuais. Foi nela que Usain Bolt deu o último 'tiro' olímpico", lembrou.
Por fim, ele fez uma comparação para mostrar o que significaria para a CBAt a retirada da pista no estádio cedido ao clube pela Prefeitura do Rio de Janeiro mediante projeto de licitação.
"Uma coisa é concessão. Outra é mudar o objeto do equipamento público. Em uma comparação simples, é como alugar uma casa com piscina e aterrá-la para estacionar o carro. E, ao deixar o imóvel, o inquilino entregar a casa sem piscina. Textor deve blefar sobre sair do local, já que há nova concessão até 2051", afirmou.
Na última semana, o investidor John Textor e Eduardo Paes se aproximaram para firmar negócios. O americano nunca escondeu o desejo de construir um estádio próprio, mas o prefeito deseja mantê-lo na administração do Nilton Santos - e, por isso, afirmou aceitar realizar alterações no local, tal qual a retirada da pista.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!