Crime
Palmeirense mostra genitália para torcedora do Botafogo; vídeo
Ato libidinoso pode configurar como importunação sexual
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um torcedor do Palmeiras, no estádio do Allianz Parque, em São Paulo, exibindo seu órgão genital para uma torcedora do Botafogo durante o jogo entre as duas equipes na noite de quarta-feira (21).
O incidente aconteceu na reta final da partida, válida pelas oitavas de final da Libertadores, em meio à tensão do confronto que resultou na eliminação do time paulista.
No vídeo, o homem, vestindo a camisa do Palmeiras, é filmado por uma torcedora do Botafogo. Ao perceber que estava sendo gravado, o torcedor começa a xingar a mulher. Em seguida, abaixa a bermuda e balança o pênis, em tentativa de intimidação e assédio. A cena ocorreu dentro do estádio, diante de outros torcedores.
A vítima e outras pessoas que estavam no momento, tentaram registrar a ocorrência imediatamente junto à Polícia Militar do Estado de São Paulo ainda dentro do estádio. No entanto, enfrentaram dificuldades para formalizar a queixa na Delegacia da Mulher.
Somente após horas de espera, já na madrugada desta quinta (22), os envolvidos conseguiram dar andamento ao boletim de ocorrência, após terem permanecido no local por mais de três horas após o término do jogo.
O acusado pode responder pelo crime de importunação sexual, que, de acordo com a legislação brasileira, prevê pena de um a cinco anos de reclusão para atos libidinosos sem consentimento da vítima.
A disseminação do vídeo nas redes sociais elevou a discussão sobre esse tipo de comportamento obsceno em campo.
Internautas chegaram a comparar o ato com o caso do técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, expulso de um duelo com o Flamengo, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, por fazer um gesto obsceno ao se irritar com uma decisão da arbitragem
‘’O que esperar de torcedores de um time que o próprio técnico faz atos obscenos dentro de campo’’, comentou um.
Questionado, o Palmeiras repudiou o ato e informou, em nota nas redes sociais, que está trabalhando para identificar e punir o autor do crime.
Além disso, o Alviverde afirmou que está em contato com a Polícia Civil para contribuir com as investigações.
"A Sociedade Esportiva Palmeiras está trabalhando para identificar e punir o indivíduo que mostrou o órgão genital em direção à torcida do Botafogo durante o jogo realizado na quarta-feira (21) no Allianz Parque.
Não toleramos condutas criminosas em nossa casa e tomaremos todas as providências cabíveis, incluindo a exclusão do Avanti caso ele seja adepto do programa de sócio-torcedor e a proibição de compra de ingresso para os jogos do clube como mandante.
Já estamos em contato com a Polícia Civil (DRADE - 6ª Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva) e com a torcedora do Botafogo que gravou as imagens divulgadas, a quem expressamos total solidariedade e nos colocamos à disposição para prestar todo o apoio necessário.
Tão logo o indivíduo seja identificado, apresentaremos as informações pertinentes ao DRADE, de modo a contribuir com a investigação criminal já iniciada", diz o comunicado.
A Sociedade Esportiva Palmeiras está trabalhando para identificar e punir o indivíduo que mostrou o órgão genital em direção à torcida do Botafogo durante o jogo realizado na quarta-feira (21) no Allianz Parque.
— SE Palmeiras (@Palmeiras) August 22, 2024
Não toleramos condutas criminosas em nossa casa e tomaremos todas… pic.twitter.com/dE6GLX7Z1E
Botafogo se manifesta
Em nota, o Botafogo afirmou que está ciente do ocorrido e descreveu o ato como "uma cena desprezível e que precisa ser extinta da nossa sociedade".
Além disso, o Alvinegro reiterou que está dando todo o suporte à vítima e que o episódio será relatado à Conmebol.
Leia a nota na íntegra
"O Botafogo tomou conhecimento de que um torcedor da equipe adversária, na partida de ontem, cometeu atos de importunação sexual contra um grupo de torcedoras alvinegras. Uma cena desprezível e que precisa ser extinta da nossa sociedade.
O respeito às mulheres e o combate a todas as formas de preconceito são princípios inegociáveis para o Botafogo, que tem aproveitado o Agosto Lilás para reforçar o debate e promover ações que tornem o futebol mais inclusivo e seguro para o público feminino.
O Clube está prestando suporte à vítima desde o ocorrido através de representantes que a acompanharam em todo o processo de denúncia no estádio e na delegacia.
O episódio também será relatado à CONMEBOL, ciente de que tal torcedor não representa a instituição Palmeiras, a quem reforçamos nossos laços de elevada estima".
O Botafogo tomou conhecimento de que um torcedor da equipe adversária, na partida de ontem, cometeu atos de importunação sexual contra um grupo de torcedoras alvinegras. Uma cena desprezível e que precisa ser extinta da nossa sociedade.
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 22, 2024
O respeito às mulheres e o combate a… pic.twitter.com/S0DyCZSwin
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!